BNews Pet

Rações coloridas são alimentos vilões para pets? Especialistas explicam polêmica

Reprodução/Pixabay
Rações coloridas podem representar perigo para a saúde dos animais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 25/05/2023, às 08h32


FacebookTwitterWhatsApp

Quem nunca ouviu que "quanto mais colorido o prato, mais saudável a dieta"? Mas, isso também vale para os pets? Quem é tutor de animal de estimação não deve aplicar essa regra para seus companheiros de quatro patas. Para explicar sobre essa polêmica, o BNews ouviu as médicas-veterinárias, especialistas em nutrição, Shelly Oliveira e Andrea Bispo, que tiraram algumas dúvidas frequentes sobre as rações coloridas com corantes artificiais.

Finalmente, as rações coloridas representam perigo para os animais?

Andrea pontuou que "ainda não existem estudos que comprovem, mas o corante tem sido ligado a maior incidência de câncer e doenças urinárias, por exemplo". Para ela, esse tipo de ração é totalmente dispensável, já que "elas não têm valor nutricional nenhum".

Sobre o corante, ela ainda explicou: "Ele é adicionado porque algumas matérias-primas utilizadas na fabricação da ração acabam fazendo com que os grãos fiquem fora do padrão, tenham cor diferente, então, para não gerar uma dúvida no consumidor a empresa acaba fazendo essa coloração".

E acrescentou" A ração com corante não traz benefício nenhum para qualquer animal. o ideal é comprar uma ração que não tenha corante artificiais".

A médica-veterinária, Shelly Oliveira, concordou sobre a falta de valor nutricional desses alimentos, mas pontuou que, hoje em dia, há marcas que começaram a fazer rações com corantes naturais, com beterraba e espinafre, por exemplo, o que não é contra-indicado pelos especialistas.

Porque usar corantes na ração se isso pode fazer mal ao pet?

Segundo a médica-veterinária, Andrea Bispo, isso acontece para tornar o alimento mais atrativo para o dono do animal. "O pet não é atraído pela cor da ração, isso é mais por conta do tutor e, talvez, para dar ideia de que vermelho tem carne, verde tem legume, mas a gente sabe que ali, de qualquer forma, é um alimento industrializado".

Meu pet já está acostumado com esse tipo de ração, como faço para mudar a alimentação dele?

Shelly pontuou que toda mudança de alimentação, seja ela é de uma ração para outra, de uma ração para comida ou de comida para ração, precisa ser feito de uma forma gradual.

"O tutor deve escolher o novo alimento e ir misturando no alimento antigo. Aos pouquinhos, vai reduzindo a quantidade da ração antiga e aumentando a nova e, dessa forma, ele migra para a dieta nova", ensinou.

Ela também pontuou que é "legal usar o probiótico durante essa semana, mas, sobre isso, cada tutor deve buscar a orientação do veterinário do seu pet sobre marca, dose, etc". E acrescentou: "Muitas vezes os animais estão habituados a essas rações inferiores, que costumam ser mais palatáveis, então, nem sempre a mudança é fácil, mas precisa percistir".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp