BNews Pet

Raríssima e ameaçada de extinção, espécie de cachorro é vista em floresta de eucalipto; veja fotos

ekaterinvor por Pixabay
Em rara aparição, três filhotes apareceram em floresta de eucalipto da empresa Eldorado Brasil  |   Bnews - Divulgação ekaterinvor por Pixabay

Publicado em 04/09/2022, às 16h27   Redação



Um adulto e dois filhotes de cachorro-vinagre (Speothos venaticus) foram vistos em florestas plantadas de eucalipto, em Inocência (MS) - a 330 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O flagrante desses animais raros, ameaçados de extinção, e portador de hábitos ainda pouco conhecidos, aconteceu durante monitoramento de rotina feito em uma área de floresta plantada de eucalipto da empresa Eldorado Brasil.

Nativo das Américas do Sul e Central, o cachorro-vinagre é uma espécie considerada “quase ameaçada” pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). No Brasil já foi enquadrado como “vulnerável” na lista nacional oficial de espécies da fauna ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“Na hora em que cheguei, havia o casal e mais três filhotes. Os pais estavam mais afastados, observando os filhotes; depois, voltaram para perto e foram juntos embora”, relata Rodrigo Rodrigo Fernando de Souza Rosa, que fez o registro usando um telefone celular para monitoramento, ao g1.

Apesar de a espécie ser nativa do continente, as aparições do cachorro-vinagre são raras. Pelas imagens é possível identificar os dois filhotes correndo e brincando em meio a floresta de eucalipto.

Raríssima e ameaçada de extinção, espécie de cachorro é vista em floresta de eucalipto; veja fotos

Considerado parente próximo do lobo-guará, cachorro-do-mato e raposa-do-campo, o cachorro-vinagre (Speothos Venaticus) é nativo das Américas Central e Sul. Eles vivem em grupos de dois a 12 indivíduo de acordo com uma publicação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 “Os grupos são pequenos e que ocorrem em baixa densidade na natureza. Tem poucos indivíduos para uma paisagem. Esse é um dos motivos da raridade dessa espécie, que corre risco de extinção, dada essa raridade e esse modo de visa que eles têm”, afirma Elson.

De acordo com o ICMBio, a espécie aparece, principalmente, em áreas florestais e já foi verificada sua presença desde o Panamá à região Sul do Brasil. Aqui no país, o Pantanal é uma das regiões de bastante adaptabilidade para o cachorro-vinagre, enquanto na Amazônia, essa condição é identificada as áreas mais próximas do Cerrado, explica o informe do ICMBio. Estudos também já indicaram a presença na Mata Atlântica.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp