BNews Pet

Será que posso criar uma mini cabra em meu apartamento? Especialista explica

Divulgação
Cuidar de uma mini cabra ainda não é tão comum como criar um cachorro ou gato, ainda mais em espaços pequenos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 31/01/2022, às 12h20   Whaley Emmanoel


FacebookTwitterWhatsApp

Populares em vídeos fofos nas redes sociais, as mini cabras saíram das telas de celulares e agora estão em nossas casas e apartamentos como pets. Mas, cuidar desse tipo de animal não é como criar um cachorro ou gato por exemplo. Nem sempre é simples, ainda mais em espaços pequenos. Pensando no bem estar do pet e do tutor, o Bnews conversou com a veterinária Lidiane Pessoa para saber alguns cuidados necessários para criar uma mini cabra.

"É importante que o tutor tenha noção que uma mini cabra, não é um animal de estimação comum. Ele não vai modificar o comportamento natural da cabra, como acontece com os cachorros", diz Lidiane.

Mesmo sendo um animal pequeno e dócil, muito usado para tratamentos terapêuticos, a mini cabra é um animal agitado e brincalhão, por isso, o ideal é que ela seja criada em um espaço amplo. Ela chega a cerca de 30 a 40 centímetros com um peso entre 20 e 28 quilos quando adulta.

Leia também:

Cachorro viciado em ventilador não deixa tutora desligar aparelho; assista
Cadela fica ansiosa para visitar avó e apressa tutor; veja vídeo
Pit bull defende tutora de marido que ameaçou agredi-la; assista

Segundo Lidiane, o tutor pode criar uma cabra dentro de um apartamento, mas por ser um animal que gosta de correr, saltar e brincar, estar em um lugar apertado pode causar algum tipo de transtorno. "A mini cabra adora subir nas coisas, dar saltos, correr. Você colocando um animal desse dentro de um apartamento, mesmo ela sendo pequena, isso pode causar estresse para o tutor e principalmente para o animal", explica.

O mais indicado é que ela seja criada em um lugar com um espaço como chácaras, casas com quintal ou fazendas. "Esses animais são muito energéticos e adoram pular em vários objetos. Camas, mesas de cabeceira, sofás serão facilmente atacados. Misturada com essa energia, as mini cabras também tem uma grande força, por isso, é comum, que em suas brincadeiras, constantemente quebrem objetos", lembra.

Como qualquer animal de estimação, a mini cabra também precisa ser vermifugada com frequência, principalmente pelo fato da verminose ser a principal causa de morte desses caprinos. "As visitas ao veterinário devem ocorrer com frequência, para que a saúde do animal seja sempre bem monitorada", diz Lidiane.
Em relação a alimentação, para manter a mini cabra saudável, é importante alimentá-la com capim fresco e ração à base de milho e soja. "É preciso se manter sempre atento à alimentação. Excesso de alimentação desse animal pode causar intoxicação e levar até a morte do animal", afirma Lidiane.

A veterinária também alerta sobre o local de origem do animal. "É importante conhecer bem o local no qual você vai comprar a mini cabra, pois muitos deles os mantêm aprisionados ou em locais com uma higiene muito precária, algo que pode prejudicar na saúde do animal a longo prazo". Ou seja, busque locais recomendados, e certifique-se de que o animal está sendo bem cuidado.

Leia Mais:

Vídeo: Apaixonado pelo aroma da comida, cachorro não tira os olhos de vizinhança
Após 13 anos, felinos voltam a ter representante na Casa Branca
Cachorro viciado em ventilador não deixa tutora desligar aparelho; assista

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp