BNews Pet

Será que seu pet suporta o calor? Conheça as raças de cães que melhor lidam com altas temperaturas

Pixabay
Características como pelo, idade, peso e tamanho do nariz determinam em grande parte a capacidade dos cães suportarem as altas temperaturas  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 20/07/2022, às 12h00 - Atualizado às 12h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Em dias de muito calor, suportar a temperatura é um sacrifício para os pets também. Nem todas as raças lidam da mesma forma com o aquecimento provocado pelo verão. Para minimizar os efeitos causados nessa época do ano é importante intensificar a hidratação e evitar passeios em horários de calor extremo ou muito tempo de exposição, para evitar insolação.

De acordo com o site espanhol AS, normalmente a temperatura corporal média dos animais chega até 38ºC, mas em caso de insolação pode atingir até 42ºC. Características como pelo, idade, peso e tamanho do nariz determinam em grande parte a capacidade dos cães suportarem o extremo calor do verão.

O Doberman é uma das raças de cachorro que melhor se adapta às temperaturas altas já que o focinho comprido diminui problemas respiratórios. Outras que não apresentam tanto problema no calor são o Pointer, o Mastim Alemão e o Pinscher. Além desses, o chihuahua, o galgo e também o beagle, devido à escassez de pelos podem suportar bem os períodos de temperaturas altas.

Por outro lado, cachorros como o bulldog sofrem bastante com o calor devido raça ser braquicefálica, o que significa que tem narinas pequenas e uma traqueia curta o que dificulta a respiração, principalmente em altas temperaturas. Boxers , pequinês e Boston Terriers também têm os mesmos problemas.

Raças mais peludas normalmente estão mais adaptadas aos climas mais frios como é o caso do shih tzu, o husky siberiano, o chow chow e o samoieda. Mas, a vantagem deles é que os pelos servem como isolante térmico e por isso equilibram os períodos de calor. Sendo assim, tosar os pets no verão não é considerado uma melhor opção.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp