BNews Pet

Seu cachorro chora quando te reencontra? Entenda porquê

Foto Ilustrativa/Pixabay @damita118
Estudo aponta que cachorro chora ao reencontrar tutor após período de horas longe  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay @damita118

Publicado em 23/08/2022, às 08h56   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Diferentemente dos humanos, os cães podem sentir muito mais falta de quem ama mesmo se ficar distante em um período curto, como de algumas horas. A felicidade dos caninos ao reencontrarem seus donos pode ser tamanha, que eles podem produzir lágrimas nesse momento. A descoberta foi feita por pesquisadores do Japão e publicada, nesta segunda-feira (22), pela revista "Current Biology".

Muito mais do que rabo abanando, saltos e muitos lambeijos, a alegria de rever seus donos pode fazer com que os cães chorem. Essa descoberta surpreendeu até mesmo os pesquisadores. "Nunca havíamos ouvido sobre animais que derramaram lágrimas em situações felizes, como ao se reencontrarem com o dono", comentou um dos autores do estudo, Takefumi Kikusui, da Universidade japonesa de Azabu.

Esse comportamento pode ser menos evidente no momento do reencontro e a produção de lágrimas foi relacionada com a oxitocina ou "hormônio do amor". Para chegar nesse resultado, os pesquisadores fizeram um teste comum, chamado Schirmer, que consiste em analisar se o olho produz uma quantidade suficiente de lágrima para manter-se lubrificado. Logo depois, compararam com o nível elevado de lágrimas quando o cão se reencontra com o dono ou volta para seu espaço habitual. O teste foi feito com 22 cães.

Os pesquisadores mediram a quantidade de lágrimas que os cães produziram por minutos e depois analisaram a quantidade de lágrimas após o reencontro com os donos dos pets, que se afastaram por cinco a sete horas. No momento do reencontro, de acordo com o estudo, a produção de lágrimas aumentou cerca de 10%.

Os cientistas também analisaram o encontro entre pessoas que não são donos dos cães e descobriram que a produção de lágrimas, nesse caso, não sofre alteração.

Para tentar entender o motivo das lágrimas excessivas no reencontro, os estudiosos pediram para que os tutores organizassem as fotos de seus cães na ordem de que mais dava vontade de cuidar do pet à que menos imprimia esse desejo. As imagens que foram incluídas choros artificiais foram colocadas primeiro, apontou a pesquisa.

“É possível que os cães que mostram olhos marejados durante as interações façam com que sejam mais cuidados", explicou Kikusui. Essa característica também pode ser vista em bebês.

Os cientistas, agora, querem descobrir se os cães produzem lágrimas na presença de outros caninos. E você, o que acha disso? Seu cão já chorou ao te rever ou ao reencontrar outras pessoa que ele ama?

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp