BNews Pet

Seu cachorro tem o hábito de morder mãos? Cãolunista dá dicas para evitar esse comportamento

Freepik
Saiba como fazer cachorro parar de morder mãos; veja dicas  |   Bnews - Divulgação Freepik
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 04/11/2022, às 06h00 - Atualizado às 06h59


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs!! Como vocês sabem, eu, Oreo, ganhei um irmão caçula, o Chico, que é um terremoto. Ele já destruiu TODOS os meus brinquedos de pelúcia e tem tentado roubar o meu protagonismo de rei da casa. Mas, a pior parte desse convívio com o Tranqueira (apelido carinhoso que eu dei a ele) é o fato de ele amar morder tudo. Ele morde minha pata, minhas orelhas e a mão das humanas. Um terrorista profissional!!

Por isso, o tema da cãoluna de hoje é exatamente esse: dicas de como fazer para seu cachorro parar de morder as mãos - e tudo mais. A correção desse comportamento vai melhorar a sua relação com o pet e ajudar a transformar o convívio de vocês menos estressante (e dolorido). Por isso, pegue papel e caneta,  ou o bloco de nota do celular e anote essas dicas:

  • Seja enfático ao dizer “não”;
  • Evite tirar as mãos, fazendo com que o cachorro corra atrás delas;
  • Não incentive as mordidas. Isso não é uma brincadeira;
  • Ignore o animal e pare de dar atenção a ele;
  • Se for preciso, se afaste do animal;
  • Recompense o cão toda vez que ele obedecer a seus comandos;
  • Dê ao animal brinquedos de roer.

Como Chico tem apenas cinco meses, ou seja, é ainda um filhote, as mordidas são bastante comuns. Entre quatro e seis meses de vida acontece a fase de troca dos dentes do filhote, o que pode aumentar a vontade dele de morder coisas. Além disso, quando o cachorro está mordendo mãos, móveis ou brinquedos, é normal que ele rosne para tentar conter a sensibilidade da região gengival. Para minimizar esse comportamento,  dê ao pet algum mordedor especial para que o filhote possa sentir alívio nas gengivas.

[Colocar ALT]
Meu irmão Chico roendo o mordedor

Outro fator é que a compulsão por mordidas nas mãos pode ser a forma que seu cão encontrou de chamar a sua atenção. Então, evite deixar ele sozinho e sem atividades por muito tempo. Se for preciso, contrate um passeador ou até mesmo um adestrador. Se for o caso de o animal morder a pata, pode ser um fator motivado pela ansiedade ou tédio. Mais uma vez, pense em atividades para fazer com seu cão, como socializar com outros animais, ir a parques, praias e correr em ambientes vigiados e seguros.

Anotou tudo, tutor? Então, comece a observar o comportamento do seu pet e, se for o caso, inicie uma rotina de atividades e estímulos positivos. Tenho certeza que será o melhor para aumentar a conectividade entre vocês e, “de quebra”, aliviar a dor daquelas mordidinhas indesejadas. Hoje eu fico por aqui, mas volto na próxima semana com mais temas sobre o maravilhoso mundo dos cachorros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp