BNews Pet

Coleira com som pode ajudar a desenvolver doenças em pet, diz especialista

Pixabay
Especialista alerta para problemas que esse tipo de coleira pode causar ao gato  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 21/07/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Alguns 'papais e mamães' de pet costumam optar por colocar guizos em seus gatinhos. Para quem não está familiarizado com o nome, esse acessório é a coleira que faz som. Porém, o que os tutores podem não saber, é que o adereço é prejudicial aos felinos.

Em entrevista ao BNews, a médica-veterinária, Joice Andrade, da Clínica Veterinária São Bernardo,  explicou quais são os malefícios para quem mantém esse tipo de coleira no seu pet.

"O uso de coleiras com guizo não é recomendado. Naturalmente, gatos são caçadores. O guizo, teoricamente, afasta a presa por causa do barulho, o que pode gerar no seu gato muito estresse. O estresse, por sua vez, pode desencadear vários problemas no seu gatinho. Além de aumentar a agressividade, o sistema imunológico dele pode sofrer uma supressão. Assim, o seu gatinho fica mais vulnerável a desenvolver doenças sérias", explicou a especialista.

A veterinária continua explicando porque o adereço é prejudicial ao felino. "A audição gos gatos é bastante sensível. Por isso, passar o dia todo com um ruído pode causar problemas auditivos. O ideal é remover o sino". Porém, ela pontua que, caso o pet tenha deficiência auditiva, esse acessório se torna um amigo: "Para gatos surdos, o guizo se torna um aliado. Assim, você sempre vai saber onde o seu gatinho está por causa do barulhinho".

A especialista ainda dá dicas de como o tutor pode fazer para manter o felino próximo a si, evitando um possível desaparecimento do pet. "O ideal é que gatos não tenham acesso à rua. Você pode telar a sua casa e usar coleiras com plaquinha de identificação. Além disso, você pode enriquecer o ambiente com brinquedos e arranhadores, que auxiliam na saúde emocional do seu gatinho. Aumente a quantidade de potinhos de água e caixas de areia e mantenha a caixa de areia afastada do comedouro", comepleta.

Por fim, ela também incentiva que os tutores brinquem com o seus gatinhos, provocando uma interação maio. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp