BNews Pet

Título de "cachorro mais velho do mundo" é suspenso pelo Guinness; entenda

Arquivo Pessoal
O cachorro, que vivia em Portugal, faleceu em outubro passado aos 31 anos e 165 dias, de acordo com o Guinness  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 19/01/2024, às 09h00   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Bobi, que foi considerado o cachorro mais velho do mundo pelo Guinness Book no ano passado, teve seu título temporariamente suspenso para revisão após questionamentos sobre sua idade. As informações são da Folha de S. Paulo.

Um porta-voz do livro dos registros afirmou ao jornal português, Público que a medida será válida até a conclusão da investigação sobre o caso.

O cachorro, que vivia em Portugal, faleceu em outubro passado aos 31 anos e 165 dias, de acordo com o Guinness. No entanto, o título foi concedido em fevereiro, quando Bobi tinha 30 anos. Na época, foi anunciado que ele era o cão mais idoso vivo e também o mais velho registrado na publicação.

Logo após sua morte, a longevidade do animal foi questionada por veterinários. Danny Chambers, veterinário e membro do conselho do Royal College of Veterinary Surgeons, declarou ao jornal britânico The Guardian que nenhum dos seus colegas acredita que Bobi tinha 31 anos. Ele prova sobre a idade do cachorro, afirmando que "alegações extraordinárias, descobertas extraordinárias".

O Guinness informou que estava ciente das dúvidas e investigando o caso. Nesta terça-feira (16), o site do jornal Público divulgou que a apuração ainda está em andamento e que o título estava temporariamente suspenso. Um porta-voz do livro dos registros afirmou por e-mail que a medida permanecerá em vigor até que todas as partes envolvidas sejam ouvidas.

No entanto, no site do Guinness, as informações sobre o registo de Bobi permaneceram inalteradas. De acordo com a publicação, Bobi era um rafeiro do Alentejo, cuja expectativa de vida variava entre 12 e 14 anos.

Ao anunciar o registo, o Guinness afirmou que a data de nascimento de Bobi foi confirmada pelo serviço médico veterinário do município de Leiria e verificada no banco de dados do Siac (Sistema de Informação de Animais de Companhia) de Portugal.

Segundo o jornal Público, o serviço médico veterinário municipal afirmou ter emitido apenas um certificado de residência para o animal em 2022, confirmando que ele vivia no distrito. O tutor de Bobi, Leonel Costa, afirmou ter enviado os testes solicitados pelo Guinness para verificar a idade do cachorro e disse que não foi contatado pela organização sobre as dúvidas que surgiram.

Entre as contestações está o fato dos registros serem baseados em informações fornecidas pelos tutores. De acordo com os registros, Bobi nasceu em 11 de maio de 1992, era descrito como muito sociável e vivia em uma área rural de Leiria. Seu último aniversário comemorado foi com uma festa, sua comida preferida, música e bolo para os convidados. Desde que foi registrado no Guinness, Bobi recebeu inúmeras visitas e posou para fotos.

O cachorro faleceu em 20 de outubro em uma clínica. Na ocasião, o seu tutor declarou à SIC Notícias que foi uma luta difícil e que apenas um guerreiro como Bobi conseguiu ter resistido por tanto tempo. Segundo Leonel Costa, a mãe de Bobi, chamada Gira, viveu até os 18 anos, e outro cão da família, chamado Chicote, viveu até os 22 anos.

Antes de Bobi, o título de cachorro mais velho de todos os tempos era do pastor australiano Bluey, que faleceu em 14 de novembro de 1939, aos 29 anos e 5 meses.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp