BNews Pet

Vira-lata caramelo morre em rua devido a calor excessivo; caso não é o primeiro em município

Arquivo Pessoal
Calor excessivo no Rio de Janeiro faz mais uma vítima  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 10/12/2023, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

Uma cadela vira-lata caramelo foi encontrado morto na terça-feira (9), no bairro Venda da Cruz, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O animal foi vítima do calor excessivo que assola no município.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Os moradores contaram que a cadela estava caminhando quando começou a passar mal. Ela foi assistida por quem estava perto, que deu água para a canina, mas em questão de minutos, não resistiu e morreu.

O caso não é o primeiro no município. Em 2019, uma cadela da raça beagle, acabou falecendo devido às altas temperaturas que marcavam o verão naquela época. A doguinha chamada Nina morreu de hipetermia, no bairro Trindade. Na ocasião, o tutor Bruno de Carvalho, contou quee a beagle começou a ficar ofegante e morreu meia hora depois de apresentar o mal estar.

"Como de certa forma não era uma novidade, já tínhamos algumas manhas para tentar refrescá-la. Pegamos bolsas de gelo e colocamos no pescoço dela e molhamos toalhas para cobri-la. Um veterinário já tinha recomendado que dessa forma a gente conseguia refrescar a cachorra. Dessa vez a língua ficou roxa, não conseguia ficar em pé. Tudo ocorreu em cerca de meia hora até ela dar o último suspiro e morrer. Não deu nem tempo de levar ao veterinário", contou ele ao Extra, na época.

Cuidados com pets no calor

O calor não é incômodo apenas para os humanos, os animais de estimação também passam por diversos apertos por causa do clima. É importante que os tutores fiquem atentos e tentem aliviar os problemas que os pets enfrentam em períodos como esse.

A médica-veterinária, Marina Meireles, comentou que os cachorros podem ficar menos ativos e trocar suas caminhas pelo piso, que é mais frio. Os gatos, segundo ela, também podem se esconder nos locais mais frescos da casa.

Para aliviar o calor, ela aconselhou o tutor a fornecer tapetes gelados, brinquedos recheados congelados e uso de ventiladores ou ar-condicionado. Além disso, para algumas raças, a tosa pode ser uma boa solução nas épocas mais queentes do ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp