BNews Pet

Você sabia? Catar tem um gato para cada habitante e os cachorros são malvistos

Alek B por Pixabay
Cachorros são mal vistos no país por motivos religiosos  |   Bnews - Divulgação Alek B por Pixabay

Publicado em 28/11/2022, às 17h00   Cadastrado por Maria Clara



Eles estão por toda a parte. Nas ruas, nos corredores dos apartamentos, no centro de treinamento das seleções, e até mesmo no espaço reservado aos jornalistas. No Catar, país-sede da Copa do Mundo 2022, há um gato para cada habitante.


Isso mesmo. Em 2016, um artigo publicado pela Universidade Hamad Bin Khalifa constatou que o país possuía uma população de 2 a 3 milhões de gatos. A temática era o controle de doenças propagadas pelos felinos. Considerando que os números estimados da pesquisa permaneceram estáveis, a proporção é de que hoje exista um gato para cada habitante.


Os gatos foram introduzidos no Catar em 1960, como estratégia para conter a superpopulação de ratos. Mas a tática para controle dos roedores resultou no aumento do número de felinos. Hoje, pelas ruas, os animais caminham em busca de comida e são considerados ariscos.


Cachorro: animal impuro


Enquanto os gatos são vistos aos montes pelas ruas, quase não se vê cachorros no país. O motivo para isto é religioso, já que a maioria dos eruditos islâmicos consideram o animal impuro. Um dos seguidores de Mohammad, Abu Huraya, afirma que “se um cachorro beber de um recipiente seu, purifique-o lavando-o sete vezes, sendo a primeira com areia”.


Já existem movimentos muçulmanos de diferentes correntes que tentam quebrar esta resistência com os cachorros. Nos países mais liberais, como a Turquia, por exemplo, os cães são criados como animais de estimação. Porém, no Catar, esta realidade parece estar longe de chegar. 


* Com informações de O Globo

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp