BNews Pet

Você sabia que cachorros podem farejar o estresse do tutor? Saiba detalhes

Ilustrativa / Pixabay
Estudo concluiu que os cachorros podem farejar o estresse do tutor  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay

Publicado em 16/10/2022, às 13h14   Cadastrado por Edvaldo Sales



Uma pesquisa feita pela Queen's University, do Reino Unido, descobriu que os cães podem perceber o estresse dos tutores pelo olfato. O estudo apontou que a precisão é de 93,7% e "o cheiro do estresse" é reconhecido pelo suor e pela respiração dos humanos. 

Quatro cachorros de Belfast, no Reino Unido, e 36 pessoas fizeram parte do estudo. Para chegar ao resultado, os pesquisadores coletaram amostras de suor e respiração dos humanos. Depois disso, os participantes relataram seus níveis de estresse antes e depois da tarefa e os pesquisadores usaram apenas amostras em que a pressão arterial e a frequência cardíaca da pessoa aumentaram.

A Queen's University informou que os cães foram ensinados a pesquisar uma linha de cheiros e alertar os pesquisadores sobre a amostra correta. As amostras de estresse e relaxamento foram então introduzidas, mas nesta fase os estudiosos não sabiam se havia uma diferença de odor que os animais pudessem detectar.

O estudo descobriu que, dos 700 testes realizados pelos pesquisadores, em mais 650 os cães identificaram pelo suor e pela saliva que a pessoa estava estressada.

Seu bicho no Bnews 

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp