BNews Pet

Você sabia que felinos tricolores são sempre fêmeas? Entenda

Reprodução
A explicação está na genética assim como acontece com os humanos a definição das características acontecem na embriogenese  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 09/05/2022, às 09h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Você sabia que os gatos tricolores são sempre fêmeas? Quem convive constantemente com os gatinhos já deve ter percebido isso. Mas, qual o motivo da coloração só aparecer nelas?

De acordo com o portal Olhar Digital, a genética é explicação para essa pergunta. Assim como humanos, gatos machos possuem o cromossomo sexual XY, enquanto a fêmea é XX. Tanto o preto como o laranja vêm do X. As demais cores, de acordo com o veterinário João Motta de Quadros, acontecem por outros cromossomos, como a cor branca. Vale lembrar que as cores dos pais determinam a dos filhotes.

“A intensidade do branco ou cinza é determinado pelo tanto que esse outro gene é expressado no momento da embriogenese”, emendou o veterinário. Como gato macho só tem um gene X, ele vai ser ou preto, ou laranja. As fêmeas, por terem dois X, podem ser as gatas tricolor, já que a cor branca vem de outra parte.

Leia mais:

Família leva cachorro doente para a viagem dos sonhos nos últimos dias de vida

Mulher tenta tosar coelho mas resultado não sai como esperado; veja vídeo

Cachorro é "preso" após fugir de casa e reação surpreende policiais; veja foto

De forma rara, até existem machos tricolor e escaminha, mas são extremamente raros e acabam tendo problemas reprodutivos, sendo considerados estéreis. Isso porque se trata de uma anomalia genética.

“Semelhante ao ser humano, existem anomalias relacionadas aos cromossomos sexuais. O gato macho tricolor é um indivíduo que recebeu três genes reprodutivos. Eles são XXY. O primeiro X faz ele expressar a cor laranja e o outro X a cor preta”, disse Quadros.

Outro detalhe entre os felinos é a predominância dos machos laranja. Mais uma vez, prevalece a genética. “Como as fêmeas possuem dois X, a chance de um deles de expressar a cor preta é de 50%”, explicou o veterinário.

As cores se expressam por toda a pelagem dos bichinhos. Um gato famoso na internet é o francês Narnia, que tem metade do rosto na cor preta e a outra metade cinza, em uma divisão perfeita.

 “Quando o filhote está ainda sendo formado, a expressão desses genes se dá no sentido das patinhas para as costas. Em raras situações é feito no sentido horizontal. Então, um gato que é preto e tem baixa expressão da cor branca vai ter branco somente nas patinhas e extremidades. Conforme aumenta essa expressão do branco ele ‘toma conta’ da coloração preta”, completou João Motta de Quadros.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp