BNews Nordeste

Confusão fica para trás e PT lança pré-candidatura de Rogério Carvalho

Senador Rogério Carvalho (PT-SE), pré-candidato ao Governo de Sergipe, em discurso no Plenário - Jefferson Rudy/Agência Senado
Partido reduziu candidaturas aos governos do estado, mas senador é um dos escolhidos  |   Bnews - Divulgação Senador Rogério Carvalho (PT-SE), pré-candidato ao Governo de Sergipe, em discurso no Plenário - Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 14/02/2022, às 08h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pressionado por parte do PT após voto favorável à proposta de emendas do relator, do chamado orçamento secreto criado pelo governo Bolsonaro, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) ganhou o aval do partido para a sua pré-candidatura ao governo de Sergipe.

As emendas do orçamento paralelo da União foram utilizadas em negociatas em troca de apoio no Congresso. À época, alguns mais radicais chegaram a pedir a expulsão do parlamentar da sigla e a presidente nacional, Gleisi Hoffman, classificou a atitude como "muito grave". Poucos meses depois, no entanto, o problema foi contornado.

Rogério Carvalho integra a base do governo de Belivaldo Souza (PSB) em Sergipe, mas há meses manifesta o desejo de ser candidato.

Recentemente, o pré-candidato ao Senado pelo PSOL e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Sergipe (OAB-SE), Henri Clay Andrade, disse que o partido não vai apoiá-lo caso o pré-candidato do PT se alie ao ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

O PSB e PT negociam a formação de uma federação partidária, mas as tratativas esbarram, justamente, nas particularidades nos estados. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o ex-presidente Lula entrou em campo e tem conversado pessoalmente com algumas lideranças locais.

O partido compreende que é mais importante aumentar a bancada no Legislativo, emplacando deputados e senadores, do que priorizar as candidaturas aos governos estaduais.

Mesmo reduzindo os estados em que vai ter postulantes, Rogério Carvalho já está praticamente garantido em Sergipe, assim como Jaques Wagner, na Bahia, e Fernando Haddad, em São Paulo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp