BNews Nordeste

Verão será de temperaturas elevadas e chuvas acima da média em Sergipe

Reprodução
O verão do estado de Sergipe terá pelo segundo ano seguido a influência do fenômeno La Niña  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 22/12/2021, às 14h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O verão em Sergipe terá pelo segundo ano seguido a influência do fenômeno La Niña, que tem como principais características o resfriamento das águas do oceano Pacífico tropical. Época em que historicamente ocorrem pancadas de chuvas passageiras e localizadas em dias mais quentes e umidade alta, o verão de 2022 será de muito calor, porém, intercalado com chuvas, que em alguns casos poderão ser intensas e acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas.

Segundo informações da Coordenadoria de Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT) da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), nos próximos três meses as temperaturas tendem a se elevar entre 1°C e 1,5° C de média em todo o Estado, sendo que nos dias mais ensolarados, as máximas podem superar facilmente os 31°C, e, comparado ao verão anterior, haverão muito mais dias nublados com altas temperaturas e maior sensação térmica de tempo abafado.

Leia também:Prefeitura de Aracaju estabelece obrigatoriedade da vacinação contra Covid-19 para servidores

Ainda segundo a CMT, atualmente o Estado passa por um quadro de seca grave nos Territórios Agreste, Alto e Médio Sertão, cuja evolução vem sendo acompanhada mensalmente pela Sedurbs/Serhma com a parceria da Agência Nacional de Águas (ANA) através do Monitor de Secas, que monitora com cautela as quantidades de chuvas e as temperaturas, a fim de avaliar as situações e a partir daí sugerir aos órgãos responsáveis, meios de atenuá-la. Com o aumento das temperaturas na estação, as perdas de água por evapotranspiração também aumentam e isso pode agravar-se para uma situação ainda mais severa ao longo dos próximos meses.

Há uma visão otimista para a agricultura que de certa forma será beneficiada, pois, uma vez ocorrendo em quantidade acima da média, as chuvas poderão favorecer a recarga hídrica do solo, e, quando chegar o período de plantio, os agricultores poderão encontrar seus terrenos com umidade boa para o início do plantio das culturas de sequeiro.

Espera-se que a estação seja iniciada com tempo instável e possibilidade de chuvas já nas primeiras semanas, às quais serão similares às da primavera, sendo rápidas, irregulares, concentradas localmente, podendo ocorrer eventos extremos em todo o Estado, o que torna indispensável a precaução e o acompanhamento da previsão e monitoramento.

Leia Mais:

Aracaju tem queda de 99,5% nas mortes por Covid-19
Aracaju amplia liberação para segunda dose e reforço da vacina contra a Covid-19

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp