BNews Folia

Neto nega aumento de ambulantes no circuito Barra-Ondina e relata "percepção" de redução do efetivo da PM

Roberto Viana/ BNews
Prefeito rebateu secretário Maurício Barbosa, que atribuiu as confusões no percurso pelo suposto aumento de vendedores ambulantes  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 24/02/2020, às 14h54   Eliezer Santos e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto rebateu o secretário de Segurança Maurício Barbosa, que nesta segunda-feira (24) atribuiu às confusões no Circuito Barra-Ondina, a um aumento de vendedores ambulantes no percurso, que criou uma "barreira de isopores". De acordo com o democrata, esta não pode ser a justificativa para a violência presenciada.

Em contrapartida, Neto novamente falou sobre a "percepção" de que houve uma redução no efetivo da Polícia Militar, comandada pelo Governo do Estado, na figura de Rui Costa (PT) e do Comandante Geral, o Coronel Anselmo Brandão. O prefeito garantiu que nada mudou em relação ao credenciamento dos ambulantes, e também sobre onde foram colocados. 

"O secretário já está aí há muito tempo, pelo que me consta, nos oito carnavais que estou como prefeito, ele está como Secretário de Segurança Pública. Pode pegar o registro fotográfico de carnavais anteriores, não há nenhuma mudança. Os ambulantes que foram licenciados são os mesmos, em termos de quantidade, que foram licenciados no ano passado. A disposição dos isopores é a mesma, não há novidade, nada que tenha mudado", salientou Neto, em entrevista à imprensa no Camarote Oficial da Prefeitura, no Campo Grande.

Enquanto diz ter posto força máxima da Guarda Civil nas ruas, Neto questiona a nova estratégia da Polícia Militar, que disse ter ouvido artistas e foliões para mudar a forma de atuação nos circuitos. 

"Você não vê mais as patrulhas que haviam, andando no circuito constantemente. É a estratégia deles, posso eu mandar? Não posso. Sou prefeito, já respondo por muitas outras coisas, a Guarda Civil Municipal está com seu efetivo completo na rua, limite máximo. Mas, óbvio que não vai comparar o tamanho da Polícia com o da Guarda", pondera.

Por outro lado, o prefeito de Salvador concordou com o Coronel Anselmo Brandão, que relatou um aumento no público em comparação aos outros anos na Barra-Ondina, em consequência também do esvaziamento do Campo Grande. "Isso não é desculpa [aumento de ambulantes], não aceito, mas falar do aumento de pessoas é real", concorda.

Neto lembra que a estrutura do carnaval soteropolitano deve continuar sendo discutida, de forma a descentralizar a festa e tentar diminuir o fluxo exclusivamente no Circuito Dodô. O prefeito explica que este movimento é natural, já que há um desejo dos artistas de tocaram na Barra-Ondina, dos foliões, que passaram a frequentar ainda mais, e dos donos de blocos e camarotes. 

"Temos que falar pro futuro, pensar no planejamento, não pode ficar só na Barra-Ondina com toda pressão, temos que saber qual é o caminho. O poder público, sozinho, não vai poder resolver isso, por que a gente não manda na vontade do folião, do artista, do dono do bloco. Há um limite do que se pode fazer e estamos fazendo a nossa parte", garante.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp