Esporte / Brasileiro Série A

Invasão estrangeira: conheça os cinco profissionais que chegam com Renato Paiva ao Bahia

Reprodução/Twitter @ecbahia
Português, Renato Paiva foi anunciado como novo técnico da Bahia na última terça-feira (6)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter @ecbahia

Publicado em 11/12/2022, às 16h17   Cadastrado por Yuri Abreu



Em franca reformulação para 2023, após a aquisição pelo City Football Group (CFG), o Esporte Clube Bahia vem reforçando seu estafe tanto dentro, quanto fora de campo, visando as competições que disputará no ano que vem: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.

Na última terça-feira (6), o Esquadrão anunciou que o novo técnico será o português Renato Paiva, de 52 anos - ele deve ser apresentado nesta semana no CT Evaristo de Macedo, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), acompanhado de novos cinco integrantes que farão parte da comissão técnica. São quatro portugueses e um espanhol.

Confira um breve perfil de cada um deles:

Nuno Presume (português) - Auxiliar Técnico

O auxiliar de 53 anos iniciou a carreira no Cartaxo-POR e também acumula passagens por outras equipes portuguesas como Olhanense, Carregado, União de Santarém, Fátima, Riachense e Portomosense.

A partir de 2018 passou a integrar a comissão do treinador José Pereiro, com quem trabalhou no Vitória de Guimarães-POR (2017/18) e no Sporting-POR (2018/19), além da seleção da Venezuela, onde esteve entre os anos de 2020 e 2021.

Ricardo Dionisio (português) - Auxiliar Técnico

O profissional de 40 anos esteve com Renato Paiva nos últimos trabalhos do técnico, como no Independiente del Valle-EQU e no Club León-MEX. Ricardo foi preparador físico ou auxiliar dos principais clubes portugueses como Benfica, Porto, Sporting e Braga. 

Também já atuou como treinador no Stade Nyonnais e no Sion, ambos da Suíça. Esteve ainda no Servette (Suíça), no Al Wahda (Emirados Árabes) e no Al Ahly (Egito) como preparador físico e auxiliar.

Antonio Bores Cerezal (espanhol) - Preparador Físico

Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte, Mestre em Alto Rendimento em Força e Condicionamento Físico e também Mestre em Alto Rendimento Esportivo. Autor de inúmeros artigos científicos e livros no âmbito das Ciências do Esporte. 

Ex-preparador físico da Seleção Espanhola de Futsal entre 2008 e 2017. Também atuou como preparador físico e chefe de Performance no Independiente del Valle-EQU, no Universidad de Chile-CHI e no León-MEX, além de alguns clubes da Espanha e do Catar.

Rui Tavares (português) - Treinador de Goleiros

Tavares, de 43 anos, já trabalhou em diversos clubes e países como Olhanense (Portugal); Tractor Sazi, Zobahan FC e Sepahan FC (Irã); Khorfakkan FC (Emirados Árabes Unidos); Independiente del Valle (Equador); e Léon (México).

David Pereira (português) - Analista de Desempenho

Com Licenciatura e Mestrado no curso de Treino Esportivo e especialização no Futebol, o profissional de 40 anos também possui a acreditação B da UEFA. Esteve no Benfica entre os anos de 2007 e 2018, quando teve a oportunidade de trabalhar com diversos brasileiros como os goleiros Ederson e Júlio César, o volante Ramires, o atacante Jonas, além do meia revelado pelo Esquadrão, Anderson Talisca. 

No fim de 2018 seguiu para o futebol chinês, onde foi o responsável por criar e coordenar o Departamento de Análise de Desempenho do Sandong Luneng Taishan. Ficou até junho de 2020. Depois passou a integrar a comissão técnica de Renato Paiva no Independiente del Valle-EQU e no Club León-MEX.

Saídas

Em meio ao processo de reformulação, estão deixando o Bahia o coordenador de futebol Renê Marques, o treinador de goleiros Rogério Lima e o auxiliar técnico Bruno Lopes. 

"A diretoria tricolor agradece toda a dedicação, profissionalismo e serviços prestados, além dos resultados conquistados, e deseja sorte nos próximos desafios", informou o Bahia, em nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp