Cidades

Justiça acaba a guerra de espadas em Cruz das Almas

Imagem Justiça acaba a guerra de espadas em Cruz das Almas
Segundo o promotor, a guerra de espadas é uma atividade ilícita  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/06/2011, às 06h53   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça proibiu, na tarde desta quinta-feira (16), a tradicional guerra de espadas que ocorre em todo período junino no município baiano de Cruz das Almas, a 146 quilômetros de Salvador. A juíza Luciana Amorim Hora, da Vara Criminal da cidade acatou a ação pública ajuizada pelo promotor criminal do Ministério Público da Bahia (MP-BA) Christian Menezes.
A decisão está registrada nesta sexta (17), no sistema de informática do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A juíza concordou com os argumentos do promotor, de que a guerra de espadas causa lesões não só aos que praticam a ação, como nos demais populares e nos patrimônios privados e públicos.
Segundo o promotor, a guerra de espadas é uma atividade ilícita. Ele informa ainda que “ a atividade se utiliza de um artefato perigoso, feito de forma artesanal, sem autorização do Exército. Trata-se de uma arma, como qualquer outra, utilizada de forma ilegal”, destaca.
Ano passado, a guerra de espadas – motivo de visitação turística à cidade de Cruz das Almas – registrou mais de 300 queimados, além de carros e casas danificadas. Somente em um dia, foram 193 pessoas atendidas no hospital da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp