Cidades

Manifestantes a favor da Vaquejada ameaçam fechar BR 324 nas duas vias

Publicado em 10/10/2016, às 20h11   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta terça-feira (11) está marcada uma manifestação a favor das Vaquejadas nas vias de acesso a Salvador/Feira de Santana. Com o lema “Eu apoio a Vaquejada Legal”, os manifestantes ameaçam fechar a BR 324 nos dois sentidos a partir das 6h da manhã. O acesso a municípios como Serrinha também é um dos pontos escolhidos pelos manifestantes, o que poderá causar um congestionamento não só em Salvador, mas em outras cidades. 
A polêmica começou após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar a lei que regulamentava a prática da vaquejada, no estado do Ceará. A decisão dos ministros levou em conta o sofrimento imposto aos animais. Por 6 votos a 5, o STF considerou que a prática fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.
Tradição cultural nordestina, vaquejada é um evento onde um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela calda.
Logo após a decisão, que vale apenas para o estado do Ceará, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) comemorou a decisão STF e disse que valeria para a Bahia, o que gerou polêmico entre os defensores do evento na Assembleia. A regulamentação da Vaquejada na Bahia foi aprovada há um ano pela Assembleia Legislativa. 
Matérias Relacionadas: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp