Cidades

Camaçari: para extrair areia ilegalmente, caçambeiros derrubam equipamento que impedia ação

Divulgação / AVP
Segundo associação, equipamentos impediam o acesso de caçambas às dunas  |   Bnews - Divulgação Divulgação / AVP

Publicado em 31/05/2019, às 07h11   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos pórticos de aço instalados nas proximidades das dunas de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, na semana passada, foi removido na noite desta quinta-feira (30). O local, entre Jauá e Abrantes, tem sido alvo de diversos crimes ambientais. Uma área de mais de 1 km² já foi atingida pela extração ilegal de areia. O equipamento, supostamente removido por caçambeiros, ficava na Via Parque, sentido Bela Vista.

De acordo com a presidente da Associação dos Moradores da Rua Aquarius e Via Parque (AVP) Ana Maria Mandim, os pórticos, projeto antigo da associação, impediam o acesso de caçambas às dunas. “Por aí se vê o grau de ousadia de ladrões que roubam a comunidade de Jauá há décadas, cientes e seguros de sua impunidade. Destroem recursos naturais insubstituíveis e vitais. O parque que lutamos para implantar está sob ameaça de destruição. Todos os que detêm algum poder e podem fazer alguma coisa para impedir isso, precisam mobilizar-se e fazer o que têm que fazer”, disse. Mandim afirmou ainda que o caso será denunciado e o equipamentp reerguido.

Criação do parque
Um Projeto de Lei (PL) que autoriza a criação do Parque das Dunas de Camaçari será enviado para Câmara de Vereadores. Segundo o Executivo Municipal, em fevereiro deste ano, foi realizado o mapeamento aéreo do espaço e gerada a poligonal da área atual do parque, que foi apresentada e debatida em consulta pública, realizada no mesmo mês. Para Mandim, com a implantação do parque, os crimes ambientais vão diminuir.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp