Cidades

Prefeitos vão à Brasília pedir apoio da bancada federal baiana

Divulgação
“Queremos evitar o colapso dos municípios”, diz Zé Cocá sobre a mobilização  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/08/2021, às 14h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na próxima quarta-feira (4), prefeitos baianos estarão mobilizados em Brasília para uma reunião ampliada com a bancada de deputados federais e senadores do Estado. O encontro, que pretende reunir mais de 100 gestores acontecerá às 14h30, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). 

Segundo o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, os prefeitos farão um apelo aos parlamentares pela aprovação de matérias urgentes que tramitam nas duas casas legislativas, Câmara e Senado, e podem representar um fôlego às contas das prefeituras.

“Queremos evitar o colapso dos municípios. Se nada for feito nesse segundo semestre, não conseguiremos sequer pagar a folha. Estamos com municípios tendo o repasse zerado para pagar a dívida da previdência e ainda tendo que arcar com uma alíquota do INSS que só os grandes empresários pagam no Brasil, isso enquanto prestamos um serviço que é social. É importantíssimo o apoio dos nossos parlamentares para mudar essa fórmula que temos aí hoje”, aponta Zé Cocá, prefeito de Jequié, no Sudoeste baiano.

A pauta é composta por cinco pontos: a redução da alíquota Patronal do INSS das prefeituras; o parcelamento da dívida previdenciária, em 240 meses; a aprovação de 1% a mais no percentual destinado ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a prorrogação da implantação do sistema digital de obrigações previdenciárias e trabalhistas, denominado eSocial; e a não obrigatoriedade do cumprimento do mínimo constitucional de 25% de investimento na educação, durante a pandemia em que as escolas estiveram fechadas. 


Leia também:

Ciro Gomes deseja bom retorno à CPI e diz que "não faltam provas" para impedir governo Bolsonaro

Robinson Almeida desafia Paulo Câmara a provar aumento do ICMS: 'Apresente lei e eu renuncio'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp