Cidades

Bruno Reis assina ordem de serviço para revitalização da lagoa da Timbalada

Reprodução/Facebook/Bruno Reis
Pedalinhos devem ser trazidos ao local no dia da inauguração, e a prefeitura  avaliada a possibilidade de instalação de uma tirolesa no local. Obra deve ser entregue entre o final de 2021 e início de 2022  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook/Bruno Reis

Publicado em 21/09/2021, às 10h43   Brenda Viana e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), assinou nesta terça-feira (21) a ordem de serviço para revitalização da lagoa da Timbalada, no bairro do Cabula. 

Na ocasião, Tânia Scofield, da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), responsável por  desenvolver o projeto em diálogo com os membros da comunidade, apresentou o projeto durante coletiva. 

As obras abarcarão a requalificação da via de acesso, construção de um deck de madeira, escadas e rampas de acesso ao local, além da aplicação de piso de alerta - para que deficientes visuais possam identificar eventuais obstáculos.

A reforma também contemplará a construção de quiosque, parque infantil, mobiliários urbanos, paisagismo, instalação de postes de iluminação e drenagem da lagoa e via. "Haverá, inclusive, uma área de jogos. Colocamos todos os equipamentos que poderíamos colocar neste espaço", acrescentou Scofield.

A lagoa da Timbalada consiste em uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), definida pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador – (PDDU) - ou seja, é uma área de intervenção prioritária. 

Reis avaliou que obras como esta "tocam o coração" da comunidade por estar diretamente ligada ao cotidiano da comunidade. Ele agradeceu e registrou ainda que a obra só foi possível em virtude de uma emenda parlamentar do deputado federal  Bacelar (Podemos).

O parlamentar não é aliado político do prefeito, e inclusive disputou com ele as eleições municipais do ano passado

A obra tem previsão de três meses de entrega, e Reis destacou que Bacelar está convidado a comparecer à entrega. "Estamos hoje realizando um sonho da comunidade, certo? Há 20 anos vocês esperam por isso", disse. 

Pedalinhos devem ser trazidos ao local no dia da inauguração, e a prefeitura  avaliada a possibilidade de instalação de uma tirolesa no local. 

Anunciou, também, que a Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, deve ganhar novas estátuas dos animais que habitavam a Terra na era Mesozóica. "Nossa previsão é que em 15 dias os dinossauros cheguem a nossa cidade para começarmos a instalação", adiantou.

Segurança

À repórteres, o prefeito avaliou também que obras como a autorizada nesta manhã  ajudam na pauta da segurança pública. Na avaliação de Reis, o município tem feito sua parte, investindo para melhorar a educação, fomentar a prática de esportes e aperfeiçoar a iluminação pública.

Neste sentido, deu ênfase ao programa "Meu Ponto Iluminado", lançado na semana passada. "Vamos iluminar, com iluminação específica, pontos - principalmente aqueles que têm maior concentração de passageiros. Também vamos ter ronda da guarda municipal nos  30 pontos mais movimentados da cidade", disse.

Os locais com maior incidência de furto e roubo serão contemplados. 

No quesito geração de emprego e renda, Reis destacou que a prefeitura encaminhou à câmara municipal um projeto para aquecer a retomada da economia - principalmente do setor cultural. "Estamos reduzindo ISS [Imposto Sobre Serviços], tirando ISS que incidia sobre toda a cadeia desse segmento, isentando taxas para os eventos", exemplificou. 

A isenção seguirá até o início de 2022. 

Notícia Relacionada

Aumento do óleo diesel contribui para suspensão do Domingo é Meia, argumenta Bruno Reis

Bruno Reis envia para Câmara projeto que cria espécie de 'banco público' em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp