Cidades

João Dourado: Derrotado pela 2ª vez em um ano, candidato mudou estratégia e tentou colar imagem a Lula

Reprodução / Instagram
Candidato a prefeito de João Dourado, no norte da Bahia, Juninho (PSD) mudou a estratégia na última tentativa e tentou colar sua imagem a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 08/11/2021, às 09h05   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

Candidato a prefeito de João Dourado, no norte da Bahia, Juninho (PSD) mudou a estratégia na última tentativa e tentou colar sua imagem a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O resultado foi a segunda derrota em um ano e um pior desempenho do que em 2020. 

Diamérson Costa Cardoso Dourado, o Di Cardoso (PL), venceu a eleição suplementar da cidade, realizada neste domingo (7). Di Cardoso havia vencido também em novembro do ano passado, mas teve a chapa indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão levou em consideração aspectos de inelegibilidade da candidata a vice-prefeita, que teve repercussão na chapa para os cargos, o que impedia a diplomação dos candidatos. 

Se em 2020 Juninho teve 6.950 votos (47,65%), neste domingo teve 1.219 votos a menos, e somou 5.731 votos (43,92%). O que mudou foi a estratégia do postulante. Ano passado ele usou as presenças dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel; do deputado federal Otto Alencar Filho e do deputado estadual Diego Coronel, todos do PSD.

Este ano ele tentou colar sua imagem ao ex-presidente petista, inclusive adaptando o jingle "Lula Livre" à sua campanha. Uma forte presença também da imagem do vice, João Rumão (PT) - que a aparência lembra Lula - foi observada. Ano passado a candidata a vice foi Joanite, que teve pouca presença nos cards de campanha. Em um ano, o azul e o verde viraram vermelho, cor do PT, nas peças publicitárias.

O adesivo, que geralmente é colocado na camisa, ganhou a estrela petista, e dentro o número da urna: 55. O presidente estadual do PT no estado, Eden Valadares, e o deputado federal Jorge Solla (PT), foram acionados para fazer vídeos em apoio ao candidato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp