Cidades

ABI lança livro de jornalista em comemoração aos seus 93 anos

Divulgação
O nome da obra é "A Peleja dos Zuavos Baianos contra Dom Pedro, os Gaúchos e o Satanás" do jornalista Jolivaldo Freitas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/08/2023, às 09h43   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Em comemoração aos seus 93 anos de fundação, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) irá lançar o livro do jornalista e escritor  Jolivaldo Freitas, intitulado de "A Peleja dos Zuavos Baianos contra Dom Pedro, os Gaúchos e o Satanás". 

Segundo o autor da obra, os Zuavos Baianos foram um batalhão de soldados negros e mestiços que se alistaram nos Voluntários da Pátria e foi lutar na Guerra do Paraguai, conflito que ocorreu entre os anos de 1864 e 1870. Essa guerra teve uma aliança formada por  Brasil, Argentina e Uruguai.

Já o termo "zuavo" deriva das unidades de infantaria ligeira do exército francês, caracterizadas pelo uso de uniformes exóticos e coloridos, inspirados nas vestimentas dos soldados norte da África e do Oriente Médio. Os Zuavos Baianos adotaram esse nome em referência aos zuavos franceses, mas se adaptaram e fizeram seus uniformes no contexto e clima do Brasil.

Os Zuavos Baianos eram formados por  negros livres e escravizados e viram na guerra uma oportunidade de uma chance de alcançar liberdade e conquistar algum bem ao servir o exército e atualmente a participação deles é frequentemente negligenciada ou esquecida na história oficial do Brasil. 

Ambientada nesta realidade, Jolivaldo Freitas colocou também na trama um toque de fantasia, elementos mágicos e mitológicos, enfatizando a importância de resgatar e valorizar essas histórias esquecidas, bem como a luta dos afrodescendentes brasileiros por liberdade e igualdade ao longo dos séculos. 

O romance é um misto de drama, humor, realismo e fantasia, focando em temas como a luta dos afrodescendentes na busca por seus direitos e reconhecimento em uma sociedade conhecida por desigualdades.

O lançamento da obra acontece no dia 24 de agosto, a partir das 17h30, na sede da ABI no edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé, em Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp