Cidades

Cenário do transporte público da Bahia está no radar do MP, diz promotora

Reprodução/YouTube BNewsTV
A promotora Rita Tourinho detalhou que o transporte público ode sofrer intervenção  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube BNewsTV

Publicado em 09/06/2023, às 10h03   Redação/BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No dia 24 de maio deste ano, o Sindicato dos Rodoviários, os empresários e os representantes da Justiça do Trabalho colocaram um ponto final na possibilidade de greve dos ônibus. Desde então, o assunto transporte público ficou em segundo plano. No entanto, de acordo com a promotora Rita Tourinho, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o atual cenário dos veículos deverá ganhar um reforço importante.

Conforme antecipado ao programa Se7e da Matina, exibido pela BNewsTV, Rita declarou que existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), instaurado em 2019, o qual obriga que duas concessionárias coloquem novos ônibus com ar-condicionado em atuação nas ruas.

“As duas empresas devem colocar até setembro deste ano novos ônibus com ar-condicionado, porque assim rege o TAC”, garante.

Além disso, a promotora acrescentou que o MP-BA acompanha a situação do transporte municipal. 

“Estamos tentando fazer intervenção no sistema metropolitano, que está muito ruim. É uma atividade que é muito trabalhosa, porque há várias reuniões, envolvem vários setores, tem que ficar no acompanhamento constante”, considera Rita Tourinho.

A promotora também revelou que o Sistema Ferry-Boat, administrado pela Internacional Travessias Salvador, deve ganhar benefícios nos próximos anos visando o bem-estar dos usuários. 

“Com relação ao sistema ferry-boat, estamos fazendo uma minuta de proposta de Termo de Ajustamento de Conduta para tentar adotar algumas providências que são necessárias para melhorias no sistema”, declara. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp