Cidades

Vídeo: Estrada fica interditada devido às chuvas no Extremo Sul da Bahia

Reprodução/Redes Sociais
A estrada liga a cidade de Itamaraju a Jucuruçu; Já 14 pessoas mortas devido as chuvas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 20/12/2021, às 12h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma estrada que fica entre as cidades de Itamaraju e Jucuruçu, no Extremo Sul do estado da Bahia, ficou intransitável devido às chuvas que ainda caem na região, agora com menor intensidade. Em uma imagem divulgada por um morador nas redes sociais é possível ver que a força da água rompeu parte da estrutura da via.

As duas cidades ficam distantes cerca de 100 quilômetros uma da outra. Em todo o estado, o mau tempo deixou 15.483 pessoas desalojadas e 4.453 desabrigadas, segundo cálculo da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) feito no sábado (18).

Além disso, ainda de acordo com o órgão, ao menos 14 pessoas morreram e 276 ficaram feridas em função das enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos que já afetaram ao menos 63 cidades baianas.

Prejuízos

Em entrevista ao BNews, o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angenica (PSDB), estima que os prejuízos ocasionados pelas chuvas que atingiram o município na semana passada devem chegar aos R$ 50 milhões. De acordo com o gestor municipal, mais de 100 imóveis foram destruídos em decorrência do temporal.

“Eu acredito que vai ficar na faixa dos R$ 50 milhões o prejuízo total. Contando os prejuízos de estruturas que pertencem ao município como ruas, pontes e estradas e destruição de casas que estamos calculando de 120 a 150 moradias que estão inapropriadas para morar, então temos que reconstruir essas moradias que é um valor substancial que entra nesse cálculo”, afirma.

O temporal na região começou no dia 29 de novembro. A situação se agravou na madrugada do dia 8 deste mês, quando a Itamaraju entrou na primeira lista de situação de emergência. No mesmo dia, três pessoas de uma mesma família morreram após um deslizamento de terra derrubar a casa em que viviam.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp