Cidades

GGB denuncia Hemoba após professor ser impedido de doar sangue

Divulgação
O professor contou na postagem que apresentou todos os exames de DSTs atualizados e, mesmo assim, não conseguiu realizar a doação  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/01/2022, às 06h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Grupo Gay da Bahia (GGB) compartilhou uma denúncia contra o Hemoba - Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia em seu perfil no Instagram, neste sábado (8). Segundo o relato, a instituição não teria permitido que um professor doasse sangue porque ele é homossexual. O caso aconteceu na cidade de Senhor do Bonfim (BA).

Leia também:

O homem contou na postagem que apresentou todos os exames de DSTs atualizados e, mesmo assim, não conseguiu doar sangue. “Infelizmente vivemos em um mundo de hipocrisias. Eu, como professor, fico muito triste em saber que o mundo não dá um passo”, diz parte do texto republicado pelo GGB e que teria sido escrito pelo professor.

O Grupo lembrou que, em 2020, o Supremo Tribunal Federal determinou que todos os bancos de sangue no Brasil fossem “obrigados a coletar o sangue sem causar qualquer tipo de constrangimento ou situação vexatória, em tendo provas materiais, cabe processo judicial”. Também cobrou um esclarecimento público do Hemoba sobre o caso.

Leia também:

A reportagem procurou o Hemoba, que enviou nota sobre o assunto.

Leia na íntegra:

"A Fundação Hemoba segue rigorosamente a legislação da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, que desde 08 de Junho de 2020 assegura a doação de sangue de homossexuais.

Após decisão do STF sobre a ação Direta de Inconstitucionalidade, ADI n° 5543, e publicação em 12 de junho de 2020 de nota da Coordenação de Sangue do Ministério da Saúde, foi excluída do questionário de triagem clínica para a doação de sangue a pergunta sobre relação sexual de homem com outro homem nos últimos 12 meses, sendo mantida a inaptidão temporária para quem tiver mais de dois parceiros diferentes nos últimos doze meses, não estando com o mesmo parceiro há, no mínimo, seis meses.  Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar saudável, bem alimentado e apresentar um documento oficial com foto.

A Hemoba afirma que os critérios seguidos na triagem médica são os mesmos para todos os voluntários, independente da identidade de gênero e orientação sexual.

A Hemoba reafirma ainda que não existe preconceito ou discriminação no processo da doação de sangue. Os critérios utilizados na triagem médica são baseados em evidências epidemiológicas e científicas de acordo com o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Informamos ainda que a triagem médica é sigilosa, nesse sentido não é possível tornar público o motivo da inaptidão de um determinado doador. No entanto, a direção da Hemoba se colocar à disposição para mais esclarecimentos dos próprios voluntários".

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp