Cidades

Governo da Bahia publica lista de cidades em situação de emergência após fortes chuvas

Marcos Cunha / Itamaraju Notícias
A região do extremo sul baiano foi a mais atingida com as fortes chuvas  |   Bnews - Divulgação Marcos Cunha / Itamaraju Notícias

Publicado em 10/12/2021, às 07h27   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Uma relação de 24 municípios baianos afetados pelas fortes chuvas tiveram a situação de emergência decretada pelo governo do Estado. A lista foi publicada na edição desta sexta-feira (10), em decreto assinado pelo governador Rui Costa (PT).

Estão na relação: Anagé, Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Camacã, Canavieiras, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Mundo Novo, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

As chuvas tem provocados transtornos. A região do extremo sul baiano foi a mais atingida. Diversas pessoas foram desabrigadas, principalmente cidades ribeirinhas. Autoridades tem buscado ajuda de diversas frentes para auxiliarem nesse estágio de calamidade.

O decreto tem validade de 90 dias e autoriza órgãos públicos a tomarem medidas necessárias para sanearem os problemas.

GOVERNO - Teixeira de Freitas, Jucuruçu, Prado e Itamaraju estão entre as cidades assistidas pela força-tarefa montada pelo Governo do Estado para levar ajuda às cidades atingidas pelas chuvas no Extremo Sul. Se o tráfego aéreo permitir, o governador Rui Costa visitará o Extremo Sul nesta sexta-feira (10) para avaliar os estragos causados pelas enchentes.

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) emprega três aeronaves para atendimento específico de demandas urgentes de defesa social. Um avião Grand Caravan decolou de Salvador nesta quinta-feira (9), transportando nove bombeiros militares que atuam na operação.

Helicópteros partem tanto da capital como da Base Avançada de Barreiras e são encaminhados para as áreas onde a situação é mais crítica. Pacientes que se encontravam ilhados em Cumuruxatiba, na cidade de Prado, foram levados para a sede do município para receber atendimento médico. As aeronaves levam ainda cestas básicas e outros itens para suprir as necessidades de comunidades isoladas pela água.

O Graer colocou em campo 13 homens, sendo quatro pilotos de helicóptero, dois pilotos de avião, quatro tripulantes operacionais, um mecânico de aeronaves e dois operadores de apoio de solo. O grupamento dispõe ainda de uma viatura tipo caminhonete para dar suporte aos agentes. A estrutura permanecerá em ação pelo tempo que for necessário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp