Cidades

Governo do Brasil recusa ajuda da Argentina às vítimas das enchentes na Bahia

Abraão Rodrigues/Folhapress
Segundo resposta do governo, há recursos financeiros e de pessoal necessários  |   Bnews - Divulgação Abraão Rodrigues/Folhapress

Publicado em 29/12/2021, às 21h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil não aceitou o apoio oferecido pelo Governo da Argentina à Bahia, que tem sofrido com as chuvas fortes e enchentes nas últimas semanas. O Governo do Estado foi avisado da decisão de dispensa pelo consulado argentino na noite desta quarta-feira (29).

Até o momento, mais de 629 mil pessoas foram atingidas pelas fortes chuvas e a Argentina enviaria uma missão com profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres.

No Twitter, nesta quarta, o governador Rui Costa (PT) agradeceu o apoio do país vizinho e pediu celeridade ao Governo Bolsonaro para autorizar a ajuda.

"Com a união de esforços, vamos superar este difícil momento. Agora, a missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores para que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira", escreveu.

Em documento oficial, o governo brasileiro agradeceu a oferta da Argentina , porém afirmou que a situação na Bahia “está sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários”. E que “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp