Cidades

Juazeiro comemora 144 anos de emancipção política com bolo gigante, shows e programações esportivas

Divulgação / Prefeitura de Juazeiro
Município de Juazeiro fica às margens do Rio São Francisco  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Prefeitura de Juazeiro

Publicado em 15/07/2022, às 13h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O município de Juazeiro, no região norte da Bahia, completa, nesta sexta-feira (15), 144 anos de emancipação política. Em comemoração a esta data especial, os moradores da cidade foram servidos com um bolo gigante, e uma programação com atividades esportivas e culturais

Localizada às margens do rio São Francisco, Juazeiro é conhecida como berço de celebridades como a cantora Ivete Sangalo, o cantor João Gilberto e o jogador de futebol Daniel Alves.

A cidade recebeu o nome por causa dos pés do juá, que eram fáceis de encontrar na região. Os juazeiros ofereciam sombra para os tropeiros descansarem, que viajavam para outros lugares, principalmente para o estado vizinho,  Pernambuco.

O "Velho Chico" é o principal responsável pelo desenvolvimento da cidade. No passado, muitas pessoas vendiam e compravam produtos nas embarcações ancoradas no rio, dando origem a um comércio pujante, que atrai moradores de outras cidades da região norte.

Atualmente, é por causa do manancial que a cidade se destaca como o maior polo exportador de frutas do Brasil. A agricultura irrigada pelo rio é um verdadeiro milagre no sertão, e o agronegócio tem se destacado mesmo durante a seca na região do Vale do São Francisco.

Na noite desta sexta, uma festa será realizada na orla 2 da cidade, com fanfarras e as bandas Timbalada, Afrodisíaco, Voa Voa, Mirage e o cantor Dennis Café. E até domingo (17), uma competição esportiva vai acontecer no Rio São Francisco, com atletas de regatas de várias partes do Brasil.

Na semana de comemoração dos 144 anos, Juazeiro já recebeu outro presente: a reinauguração do Vapor Saldadnha Marinho, embarcação do século 19 que representa "a chegada do progresso" no local.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp