Eleições / Eleições 2022

Bruno Reis manda recado à Câmara sobre imbróglio entre poderes: 'espero que cumpra seu papel'

Foto: Joilson César/BNews
Bruno Reis afirmou que Câmara devia ter apreciado proposta de LDO antes do recesso  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 15/07/2022, às 11h22   Thiago Conceição e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) voltou a mandar recadinhos à Câmara de Vereadores de Salvador no pé-de-guerra que envolve a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023. 

A LDO é um documento que tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias.

Na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito sugeriu, novamente, que a decisão de não apreciar o documento é política e pediu para a CMS cumprir o seu papel de legislar.

"Nunca antes da história da cidade uma LDO foi devolvida. Segundo, a LDO vem sendo apresentada há 13 anos seguindo os mesmos critérios técnicos e formalidades que esta encaminhada a Câmara. Tanto que foi devolvida na sexta pela manhã e eu reenviei na sexta-feira mesmo para a Câmara. Está lá", disparou Bruno Reis.

O prefeito de Salvador continuou: "Regimentalmente a Lei Orgânica estabelece que deveria ser aprovada antes de entrar em recesso. O papel da prefeitura foi feito, espero que a Câmara cumpra seu papel".

Na novela da Câmara contra a Prefeitura, e vice-versa, o Executivo alega ter enviado o documento para apreciação do Legislativo, que recusou alegando encontrar inconsistências, mas foi rebatido pelo Executivo - que reenviou o documento da mesma maneira, como Bruno Reis relembrou.

Bruno Reis repetiu que não vê motivos para a devolução ou recusa da LDO enviada para a Câmara, "a não ser questão política, para a LDO pela primeira vez na história da cidade ser devolvida. Ela já está na CMS, mesmo sexta-feira enviamos novamente e espero que possa ser apreciada".

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), subiu o tom, em entrevista ao BNews, sobre a devolução realizada pela prefeitura do PL n.º 150/2022, que trata sobre a LDO 2023.

"Nós tomamos a decisão por entendermos que alguns ajustes seriam necessários para que a gente pudesse dar continuidade à tramitação na Câmara Municipal de Salvador. No mesmo dia e da mesma forma, sofreram emendas por parte do Executivo e nós não vamos nos curvar a isso", disparou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp