Cidades

Moradores protestam por fornecimento de água encanada em bairro de Salvador

Divulgação
Moradores questionam ausência de água encanada e degradação ambiental  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Cadastrado por Emilly Giffone

por Cadastrado por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 20/03/2023, às 11h28 - Atualizado às 11h29


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores dos bairros Cassange e Ceasa, em Salvador, promovem caminhada na BA526, em luta pelo fornecimento de água encanada no bairro e contenção de alagamentos no Parque São Cristóvão. O ato acontecerá no dia 21 de março, um dia antes do Dia Mundial da Água.

A caminhada é contra a degradação ambiental das represas I, II e III, da Barragem do Rio Ipiranga. Moradores e lideranças comunitárias alegam a ausência, precariedade e deficiência na gestão dos serviços de esgotamento sanitário, fortes odores na água, falta de oferta no fornecimento de água encanada em Cassange e outras dificuldades.

“Dentre todas as situações encontradas, o caso do bairro de Cassagem é o mais agravante. As nossas barragens abastecem mais de 40% das residências de Salvador e RMS. Apesar disso, os moradores não têm direito a água encanada, sendo disponibilizados apenas 1000 (um mil) litros de água a cada 15 dias, sob autorização da EMBASA”, declarou Osvaldo Bernadinho, presidente da Associação Beneficente dos Moradores do Bairro de Nova Esperança (ABENE).

A caminhada também engloba os pescadores da região, que tem sido prejudicada com a transposição feita pela EMBASA da Barragem ll para a Barragem I, que tem causado a morte dos peixes.

“A morte dos peixes impacta diretamente nas famílias que utilizam do animal como fonte de renda e como um meio para alimentar suas famílias. A situação da transposição pode ter um impacto ainda maior, pois, tem afetado diretamente na dizimação das nascentes, que correm o risco de desaparecer de uma vez por todas”, complementa Osvaldo.

Informações:

Data e hora:  21 de março, a partir das 8h
Concentração: Praça São João da Cepel, Ceasa, o ato irá ocorrer na BA 526, entre a Barragem Ipitanga II e III

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp