Cidades

Prefeitura reúne comandos de policiamento para instituir campanha a favor da paz; entenda

Reprodução / Danilo Magalhães
Conjunto de ações visa atingir unidades educacionais públicas e privadas, e outros espaços  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Danilo Magalhães

Publicado em 11/04/2023, às 13h57   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Lauro de Freitas se reuniu com as Companhias Independentes da Polícia Militar (52ª e 81ª) e a Polícia Civil do município,além do policiamento da Região Metropolitana (CPRMS), nesta segunda-feira (10), para tratar da implantação de uma força-tarefa de segurança na cidade. A ideia é instituir a "Campanha da Cultura da Paz e Não à Violência". O conjunto de ações visa atingir unidades educacionais públicas e privadas, e outros espaços.

A prefeita Moema Gramacho destacou a força-tarefa de segurança dentro da Campanha da Cultura da Paz e Não à Violência, que visa medidas preventivas e investigativas. "As ações buscam garantir o combate às impunidades relacionadas a todas as formas de violências e, em especial, aos tipos das últimas violências que foram perpetradas em outros locais fora da Bahia, que ceifaram vidas e deixaram ameaças às vidas de crianças e adultos", em escolas e espaços de saúde, disse. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Ainda durante a reunião do comando, a gestora e os responsáveis pelo policiamento trataram das notícias falsas que circularam no município sobre atentados às Escolas Estaduais Bartolomeu de Gusmão e Américo Simas. A Prefeitura e a força policial estão tomando medidas cabíveis para coibir fake news, com monitoramentos permanentes.

Participaram da reunião o Coronel Sérgio Simões (CPRMS), o Major Márcio Pitangueira (52ª CIPM), o Major Enaldo Jr (81ª CIPM), o Delegado Civil Dr. Joelson Reis (23ª Delegacia de Polícia Civil), além dos Secretários Lula Maciel (GAPRE), Vânia Galvão (SEMED), Deize Marize (SEPADHIR), Cesar Augusto (SESA), representantes da SMSP e SEMDESC e o vereador Edvaldo Palhaço- Pres. da Comissão de Educação da Câmara Municipal. 

Dentre as ações elencadas pela Prefeitura estão: 

1.- Instituir força-tarefa de segurança nas escolas, unidades de saúde e outros; 

2.- Colocação de câmeras expostas e escondidas nas unidades educacionais;

3.- Colocação de detectores de metais nas unidades educacionais;

4.- Rondas policiais nos horários de entradas e saídas nas unidades educacionais e outras; 

5.- Guardas municipais e vigilantes permanentes;

6.- Acompanhamento psicológico interno nas unidades educacionais;

7.- Introduzir o tema “Cultura da Paz e Não à Violência” na grade extracurricular das escolas; 

8.- Retomar os Conselhos de Segurança e Cidadania nos bairros do município;

9.- Criar o Programa Pacto pela Vida à luz do programa desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia, em caráter municipal, envolvendo instituições, entidades e representantes dos Conselhos de Segurança da Sociedade Civil. 

10.- Implantação da DEAM - Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, diante do aumento do número de casos de violências contra as mulheres durante a pandemia e após. 

11.- Constituir um monitoramento de redes sociais, voltado a fiscalizar atitudes suspeitas e combater também as Fake News. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp