Cidades

Professores da Uneb aceitam acordo do Governo Estadual e terminam greve após 20 dias

Divulgação / Ascom Aduneb
O reajuste de 13,83%, aceito nesta quarta-feira (16), havia sido rejeitado anteriormente pelos professores da Uneb, mas aceito pelas demais universidades  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Ascom Aduneb

Publicado em 16/10/2024, às 21h25 - Atualizado às 21h35   Cadastrada por Letícia Rastelly



Com 91 votos a favor e 17 contra, professores Universidade Estadual da Bahia (Uneb) decidiram pôr fim a greve, que já durava 20 dias, nesta quarta (16), durante assembleia. Foram registradas 10 abstenções.

Os docentes aceitaram a proposta do Governo do Estado, onde foi ofertado um aumento de 13,83%. Entretanto, esse reajuste já tinha sido ofertado, mas foi rejeitado pelos professores da Uneb, diferente dos docentes das demais instituições superiores estaduais - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) - que já haviam aceitado. 

Com relação a progressão salarial, o Governo acordou que a partir de 2025 a regra irá mudar, acabando com a fila de espera dos professores, ou seja, eles não dependerão do número de vagas na categoria pleiteada para garantir o benefício. Atualmente a espera tem sido de um ano.

O acordo também prevê que, nos próximos dois anos, os docentes receberão aumentos salariais escalonados, sempre a cada seis meses, com início em janeiro de 2025, com 4,70% de aumento, seguido de 2% em julho de 2025, 4,5% em janeiro de 2026 e 2% em julho de 2026.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)