Cidades

Sede em meio à inundação: Itambé vive escassez de água potável e nas torneiras

Prefeitura de Itambé
Crise de abastecimento em Itambé ocorre após o sistema da Embasa ser afetado pela enchente  |   Bnews - Divulgação Prefeitura de Itambé

Publicado em 29/12/2021, às 21h35   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores de Itambé, no sudoeste da Bahia, vivem uma cruel ironia: enquanto parte da cidade foi inundada em meio às enchentes que atingem a região, não há água para beber, nem nas torneiras. A crise de abastecimento ocorre após o sistema da Embasa no município ter sido afetado pela enxurrada.

Ao BNews, moradores descreveram uma situação crítica. “Tem muitas famílias que estão sem água pra beber em casa. Algumas casas que tinham água na caixa, já acabou. Então a gente está numa situação precária. Não está tendo água pra nada”, afirma Kécia Neves, de 18 anos. “Aqui em casa, não tem um pingo d’água”, relata outra moradora.

Procurada pela reportagem, a Embasa informou que o sistema de abastecimento de Itambé teve as bombas de captação viradas pela correnteza do Rio Pardo e os técnicos estão sem acesso ao local dos equipamentos para consertá-los ou substituí-los.

“O abastecimento tinha retornado no município no dia 27/12, mas ontem (28) voltou a ser interrompido”, diz a nota.

A empresa de águas afirma ainda que tem abastecido com carros-pipa nos locais onde há acesso, “pois boa parte da cidade de Itambé está alagada”.

“Queria fazer um apelo a todos que no momento nos ajude doando água. Nós não temos água nas torneiras e a dificuldade pra achar água pra beber é grande. Então quem puder estar doando, disponibilizando galões de água, vai ser de suma importante para a população”, apela Kécia.

Veja como doar:

> Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp