Cidades

Semob altera linhas da capital baiana a partir de sábado

Divulgação
a medida reduzirá em 15 minutos o tempo de espera das viagens.  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/12/2021, às 20h07   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Quatro linhas de ônibus coletivo de Salvador passarão por mudanças a partir deste sábado (11). Segundo a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), a medida reduzirá em 15 minutos o tempo de espera das viagens. 

As mudanças ocorrerão nas linhas 0914 - Rio das Pedras x Campo Grande, 0916 – Doron/Rio das Pedras x Curralinho, 1603-01 – Base Naval / São Tomé x Hospital do Subúrbio e 0213 – Ribeira x Federação.

Sendo assim, as linhas 0914 - Rio das Pedras x Campo Grande e 0916 – Doron/Rio das Pedras x Curralinho serão aglutinadas, dando origem à linha 1158 – Terminal Acesso Norte x Conjunto Guilherme Marback. A nova linha ligará as regiões do Stiep, Avenida Magalhães Neto, Rodoviária, Shopping da Bahia, Salvador Norte Shopping, Estação BRT Hiper e Terminal Acesso Norte, e passará a funcionar também aos finais de semana.

Será possível ainda ampliar o número de viagens no dia – atualmente, cada linha faz dez viagens diariamente e, após a aglutinação, a nova linha fará 20 viagens no dia. Além disso, será uma ligação direta ao terminal do metrô, facilitando a integração para diversos outros locais da cidade.

Os usuários da região da Federação que desejarem ir ao Campo Grande poderão utilizar as linhas 0140 - Lapa - Rio Vermelho via Cardeal da Silva, e no Vale da Muriçoca a 0140-01 - Lapa - Federação/HGE para realização do trajeto. O atendimento de ambas as linhas será reforçado, realizando, em média, 81 e 34 viagens em dias úteis, respectivamente.

Leia mais: 

Belivaldo adia reunião da base aliada para iniciar conversas sobre sucessão
Prefeitura de Aracaju apresenta PL que pode diminuir impacto em reajuste de tarifa de ônibus em 2022
Funcionária denuncia patroa por cárcere privado em Aracaju: “Absurdo o que fez comigo” 

Já os usuários com destino ao Itaigara podem utilizar a linha 0140-01 e integrar na Avenida Vasco da Gama com a linha 1053 - Estação Mussurunga – Barra 3, e no retorno integrar com a linha 0715 - Lapa- Santa Cruz. Para a Graça, podem integrar no Campo Grande com a linha 1633 Mirante de Periperi – Ondina, e no retorno com a linha 1137 Pernambués – Barra. Quanto aos usuários do Stiep com destino ao Campo Grande, podem utilizar para esse trajeto a linha 0933 – Doron/Rio das Pedras – Praça da Sé, que faz 45 viagens em dias úteis, em média, e segue boa parte do trajeto que era atendido pela 0914.

Na Boca do Rio, os usuários com destino ao Campo Grande, Graça e Corredor da Vitória poderão utilizar para esse trajeto a linha 0903 – Lapa – Boca do Rio, até a Lapa e, de lá, integrar com a Linha 0137 – Lapa – Barra Avenida/Barra, com em média, 154 viagens dias úteis. Ou se preferir, na orla da Boca do Rio, pegar a linha 1001 – Aeroporto – Praça da Sé, com em média, 43 viagens em dias úteis, além da linha 1035 – Aeroporto x Praça da Sé via Garcia.

Federação – Já a 0213 – Ribeira x Federação terá mudanças em seu itinerário, retornando ao antigo percurso a pedido dos moradores da Federação. A linha deixará de passar pelo Vale de Nazaré e Avenida Joana Angélica, passando a atender a Rua Carlos Gomes no sentido de ida, e na volta, ao sair do Teatro Castro Alves, voltará a descer a Avenida Contorno.

Quem desejar ir à Nazaré e Avenida Joana Angélica deverá integrar com a linha 1511 – Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação, no Campo Grande, com em média, 81 viagens dias úteis. Para quem sai da Península com destino à Nazaré, existe a opção de utilizar a linha 0221 – Ribeira x Fazenda Garcia, que conta com 41 viagens em dias úteis, ou a linha 0216 – Ribeira x Lapa até o Vale de Nazaré, com 29 viagens em dias úteis. Com a mudança no itinerário, a 0213 fará 30 viagens a mais em dias úteis e passará a ter intervalos de 30 minutos entre os ônibus.

Base Naval – Também haverá mudanças no itinerário da linha 1603-01 - Base Naval/São Tomé/Paripe - Hospital do Subúrbio a partir deste sábado. O percurso será realizado pela linha 1603 - Base Naval/São Tomé/Paripe - Hospital do Subúrbio com novo itinerário. Com a modificação a linha passa a contar com o dobro do número de partidas – de oito para 16 viagens em dias úteis.

Deste modo, os usuários da Base Naval com destino à região da BA-528 entre a Rua Santa Filomena e a Avenida São Luís deverão utilizar as linhas 1604 – Base Naval/São Thomé/ Escola de Menores; 1644 – Base Naval/São Thomé – Pituba ou 1661 – Base Naval/São Thomé – Campo Grande. Quanto aos usuários da Base Naval com destino à Avenida São Luís deverão utilizar para esse trajeto as linhas 1651 – Base Naval/São Thomé – Lapa ou 1662 – Base Naval – Ribeira.

Mudança de empresa – Além das mudanças nos itinerários das linhas, haverá ainda mudança da empresa responsável pela operação de quatro linhas. A partir deste sábado, a linha 0720 – Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa, que hoje é operada pela OT Trans, passará a ter o atendimento realizado pela empresa Plataforma, assim como a linha 1053 – Estação Mussurunga x Barra 3.

Já as linhas 1005 – Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo e a 1060 – Estação Mussurunga x São Joaquim, que hoje têm seu atendimento realizado pela empresa Plataforma, vão ser operadas pela OT Trans.

Leia também: 

Anitta pede aos fãs para dar prêmio Multishow a cantora, e seguidores propõem acordo

Bolsa de Valores: BNDES vende mais R$ 2,54 bilhões em ações da Vale

 Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp