Copa do Mundo

Grama começa a ser plantada na Arena Fonte Nova

Divulgação / Secom / Ba

91% dos trabalhos estão concluídos

Publicado em 16/01/2013, às 19h10    Divulgação / Secom / Ba    Secom / Governo da Bahia

Com a previsão de ser totalmente concluída no final de fevereiro, Arena Fonte Nova se encontra com 91% da obra concluída. Ainda em março iniciará a fase de testes e ajustes. Nesta quarta-feira (16), começou a serem plantadas as primeiras mudas do gramado.    

A grama Bermuda, do tipo Celebration, vai ocupar uma área de nove mil metros quadrados. Desde a colheita até o momento do plantio, as mudas são mantidas refrigeradas a 13 graus. Se não estiver na temperatura adequada, a planta não tem uma boa aderência ao solo, por isso todo o cuidado é tomado.

Os ramos vivos são jogados na área que passa por um processo de nivelamento, como colocação das tubulações e drenagem que possui três camadas: uma camada de 20 cm de brita, outra com 20 cm de areia, e o topsoil, uma mistura de areia, material orgânico e fibras de plástico. Nesta camada final é plantada a grama.

“No material orgânico é onde a grama vai encontrar os nutrientes necessários, além disso, a fibra de polipropileno vai ajudar a dar resistência ao enraizamento da grama. Junto com a areia e o material orgânico, acaba diminuindo o arrancamento dela e se torna uma superfície mais segura para os jogadores, evitando impacto e torções”, disse o diretor de Engenharia da Arena Fonte Nova, José Luiz Góes.

O gramado deve ser concluído no dia 20 deste mês e vai passar por um processo de irrigação, com 35 pontos ao longo do campo, que terá 105 metros por 68 metros, com uma distância de apenas 10 metros nas laterais e 12,30 metros nas linhas de fundo.

As obras estão 91% concluídas, com instalação dos assentos do primeiro anel quase finalizada, 25% das membranas da cobertura no lugar e os refletores começaram a ser colocados. O equipamento vai estar totalmente pronto no fim de fevereiro, como relata José Luiz Góes. “As atividades finais estão em desenvolvimento, algumas delas deverão ser concluídas no fim de janeiro, outras vão avançar até a segunda quinzena de fevereiro, mas tudo dentro do planejamento que nós estamos acompanhando para que, no dia 28 de fevereiro, a Arena possa estar 100% pronta”, afirma.

Testes e ajustes

O diretor de Engenharia da Arena Fonte Nova, José Luiz Góes, afirma que a obra vai ser totalmente concluída no final de fevereiro, porém, no início de março serão iniciadas as fases de testes e de ajustes. A inauguração está marcada para o dia 29 de março, quando a Fifa libera o estádio oficialmente.

Matéria originalmente publicada às 14h54 do dia 16/01. 

Informações: Secom / Ba.


Classificação Indicativa: Livre