Copa do Mundo

Anvisa e Ministério da Saúde negociam liberação de autoteste para a Covid-19

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Anvisa admitiu que a proibição pode ser revista caso o Ministério institua políticas públicas e estratégias para a utilização dos testes  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 10/01/2022, às 18h37   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Anvisa enviou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando que o órgão avalie a criação de uma política pública para a autotestagem contra o novo coronavírus.

Os técnicos entendem que o autoexame pode ser importante para o controle da variante Ômicron.

A tendência é que seja elaborada uma normativa temporária para o uso do autoexame.

O Ministério da Saúde, pelo seu secretário-executivo, Rodrigo Cruz, tem cuidado com as tratativas, que podem resultar em uma mudança na regulação até o final da semana.

Um dos pontos que demandam mais atenção é que a Covid-19 é uma doença de notificação obrigatória. O acesso ao resultado para orientar melhor os doentes a procurar assistência médica.

Na Europa, os exames são vendidos em farmácias, sem a exigência de prescrição médica, e tem resultado detectado entre 10 e 30 minutos.

Ao Metrópoles, a Anvisa admitiu que a proibição pode ser revista caso o Ministério institua políticas públicas e estratégias para a utilização dos testes.

O autoteste tem resultados menos confiáveis que os outros exames (como o PCR) e está sujeito ao erro do paciente não treinado.

“É prudente considerar a importância da avaliação quanto à viabilidade de ampliação do ambiente de uso de produtos para diagnóstico in vitro com adequado monitoramento do impacto de tais mudanças, quando se assume a adoção de práticas que antes eram incomuns para a sociedade”, afirma a Anvisa.

Leia mais:

Covid: Salvador registra 117 novos casos e nenhum óbito em 24 horas

Centenas de voos são cancelados em meio a avanço de covid-19 e gripe

Covid-19: Prefeitura inicia testagem rápida no bairro de Brotas nesta terça-feira (11)

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp