Copa do Mundo

Saiba como foram definidos os horários dos jogos da Copa do Mundo

Joilson César/BNews
Fifa, entidade que organiza a Copa do Mundo, leva alguns fatores em consideração para distribuição dos jogos entre os horários  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 27/11/2022, às 11h03   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

A fase de grupos da Copa do Mundo, especialmente nas suas duas primeiras rodadas, é marcada pelo "combo" de jogos que são distribuídos ao longo do dia.

A "overdose" de futebol teve início na última segunda-feira (21), quando se enfrentaram Inglaterra e Irã, às 10h (horário de Brasília); Senegal x Holanda, às 13h; e Estados Unidos x País de Gales, às 16h.

No dia seguinte, terça-feira (22), foi incluído mais um jogo na lista, elevando a quantidade para quatro: Argentina x Arábia Saudita, às 7h (horário de Brasília); Dinamarca x Tunísia, às 10h; México x Polônia, às 13h; e França x Austrália, às 16h.

A maratona segue até esta segunda-feira (28), quando acontecem os jogos válidos pela segunda rodada dos grupos G (o do Brasil) e H. O primeiro duelo é entre Camarões e Sérvia, às 7h (horário de Brasília). Depois, entram em campo: Coreia do Sul x Gana (10h), Brasil e Suíça (13h) e Portugal x Uruguai (16h).

Mas, o que determina geralmente para qual horário vai certo jogo? Porque Brasil x Sérvia aconteceu às 16h (horário de Brasília) e Tunísia x Austrália foi transmitido às 7h?

A Fifa, entidade que gere o futebol mundial, direcionou o horário dos jogos da primeira fase da Copa do Mundo do Catar já no sorteio das chaves, realizado em abril deste ano. A ideia da entidade era de colocar os confrontos em horários atrativos para as transmissões de cada país. 

Por conta disso, a seleção brasileira "fugiu" das partidas das 7h, um dos quatro horários que está sendo utilizado nesta etapa do torneio.

A decisão para este Mundial foi diferente do que ocorria em Copas anteriores, quando já se conhecia as arenas e a hora do início do confronto assim que saíam os nomes nas bolinhas. O objetivo era atender a cada um dos mercados considerados chave pela Fifa.

Porém, essa "flexibilização" já termina no início da última rodada da fase de grupos, a partir da próxima terça-feira (29), quando os confrontos de cada grupo precisam ocorrer no mesmo dia e horário para evitar distorções na classificação final.

A partir das oitavas de final, no sistema se mantém: a hora de início de cada partida será ou às 12h ou às 16h, enquanto as semis serão às 16h e a disputa de 3º lugar e a final acontecem às 12h (horário de Brasília).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp