Coronavírus

De máscaras, estátuas de Jorge Amado e Zélia se previnem contra a Covid-19; publicação repercute na internet

Reprodução / @salvadormeuamor
A foto replicada foi postada na rede social nesta terça-feira (31)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / @salvadormeuamor

Publicado em 31/03/2020, às 22h45   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O casal de escritores mais conhecidos da Bahia entrou na campanha do combate ao coronavírus: Jorge Amado e Zélia Gattai. Mas você se pergunta: como assim? Eles não morreram? Fisicamente sim, mas as lembranças e os monumentos espalhados por Salvador não nos deixam esquece-los. Na fotografia de Raphael Ribeiro, Jorge e Zélia, estátuas fixadas em um banco no Largo de Santana, no boêmio bairro do Rio Vermelho, são retratados com máscaras cirúrgicas, utilizadas na prevenção do contágio da Covid-19. 

A imagem repercutiu no Instagram nesta terça-feira (31), a partir da publicação no perfil @salvadormeuamor, que conta com 105 mil seguidores.

O BNews conversou com Raphael, o autor da foto. Quando passava pelo local, viu a cena e não pensou duas vezes. "Foi uma situação inusitada. Eu costumo passar ali com frequência e quando passei e olhei para o lado eu vi e pensei: nossa, eu preciso tirar uma foto disso. E aí fiz o retorno, parei, tirei a foto. O que eu achei mais interessante é que na foto não apareceu ninguém. O fundo, a área de Dinha vazia, nem carro e nem nada. Dá um aspecto de que a cidade tá vazia e as pessoas estão em casa se cuidando", disse.

O bairro, conhecido pelo movimento das casas de shows, bares e restaurantes, teve sua rotina alterada drasticamente. Por força do decreto do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), estabelecimentos comerciais estão proibidos de abrir e assim evitar aglomerações, a não ser que comercializem produtos por delivery. 

Apesar de acharem representativa, Ribeiro contou que leu algumas críticas sobre a utilização da marca. "Teve pessoas que falaram mal e classificaram como um desperdício o uso das máscaras, mas o impacto da foto e da prevenção mais para o outro do que de si, diz muito. Salvador e seu povo nos proporcionando essas cenas inusitadas". 

Se vivos estivessem, Jorge e Zélia estariam no grupo de risco - ele com 107 anos e ela com 103 anos - e, presume-se, tomariam as medidas de precaução necessárias como rezam as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Bem possível que estariam na Casa do Rio Vermelho. 

Jorge Amado morreu em 6 de agosto de 2001 e Zélia em 17 de maio de 2008. As esculturas, obras do artista plástico Tatti Moreno, foram inauguradas em dezembro de 2012 e também contam com a companhia da representação do cachorro de estimação do casal. 

O perfil @salvadormeuamor, colaborativo, administrado pela Rede Amo, compartilha fotos de usuários do instagram que contribuem com a hastag #SalvadorMeuAmor.

Confira a foto de Raphael Ribeiro que ilustrou a publicação:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp