Coronavírus

Prefeitura compra 100 mil testes para diagnóstico do novo coronavírus em sete minutos

Divulgação/ASCOM
A medida foi publicada nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial do Município, e o primeiro lote de testes deve chegar na próxima semana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ASCOM

Publicado em 03/04/2020, às 15h58   Redação BNews



A Prefeitura de Salvador vai adquirir 100 mil testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus, que promete entregar o resultado em sete minutos. A medida foi publicada nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial do Município, e o primeiro lote de testes deve chegar na próxima semana.

Inicialmente, a prioridade será testar os trabalhadores da rede pública de saúde, que atuam em emergências, e idosos acolhidos em abrigos da cidade. Na segunda etapa, os exames serão realizados por blitz de aferição de temperatura, em uma ação conjunta da Transalvador e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Quem apresentar febre - acima de 37,8º - será testado para a Covid-19.

"Essa ação visa ampliar a quantidade de testes, que é fundamental nesse momento. Aqueles locais que ampliaram os testes conseguiram alcançar resultados melhores no enfrentamento ao coronavírus. O paciente recebe o resultado via mensagem de texto no celular. Em caso positivo, a pessoa será orientada a iniciar o isolamento domiciliar de imediato e um novo exame de contraprova será realizado no Laboratório Central", explicou o prefeito ACM Neto. 

Até o momento, a Bahia tem 282 casos confirmados da doença e 1763 descartados. Cinco pessoas morreram, todas elas de Salvador. Os testes rápidos são importantes, uma vez que há um grande número de casos subnotificados que aguardam o resultado definitivo, o que pode camuflar o índice de contaminados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp