Coronavírus

Região da Cidade Baixa concentra mais de 250 casos confirmados da covid-19; 11 bairros têm registros da doença

Vagner Souza/BNews
O maior número está concentrado no Uruguai, 67 casos  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 24/05/2020, às 10h24   Diego Vieira



Dos 8.026 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em Salvador, 262 são de moradores de bairros que compõem a Cidade Baixa da capital baiana. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 11 localidades que compreendem a região possuem diagnósticos da doença. 

Um dos maiores índices estão concentrados no Bonfim, 56 casos. O bairro passou a adotar medidas restritivas contra a pandemia desde a última quarta-feira (20). Só no primeiro dia da ação na localidade, foram testadas 157 pessoas nas blitze de testagem rápida, e 37 delas foram detectadas com a Covid-19. 

As restrições no Bonfim são válida inicialmente por sete dias. Nesse caso, até a próxima terça-feira (26). Todas as atividades comerciais formais e informais estarão proibidas, exceto supermercados, farmácias, bancos e agências lotéricas.

O número de registros também é considerado alto em Massaranduba e Uruguai, que possuem 44 e 67 casos, respectivamente. Por conta disso, a partir desta segunda (25), ambos também passarão por medidas restritivas. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto em entrevista à TV Bahia no início da tarde deste sábado (23). A medida vai entrar em vigor na segunda-feira (25) quando está previsto a antecipação de três feriados.

"Nós tomamos essa decisão ontem à noite e estamos anunciando em primeira mão. Nesses bairros estamos tendo o cuidado especial com as pessoas, mesmo na próxima semana, com os feriados, vamos distribuir máscaras, fazer a medição de temperatura, higienização das ruas e a realização dos testes rápidos", informou Neto.

Já a Ribeira, segundo a SMS, contabilizou até a última sexta (22), 41 casos da doença. Caminho de Areia é o quinto bairro da região com maior quantidade de registros. Por lá são 17 ao total.

A menor quantidade de infectados até o momento na região foi registrada nos seguintes bairros: Comércio (1 caso); Boa Viagem (4); Mares (4); Monte Serrat (5); Roma (9); Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro (14).

Bairros sem casos confirmados

Com mais de sete mil casos confirmados do novo coronavírus (covid-19), Salvador é considerada o epicentro da doença na Bahia. Com diagnósticos espalhados em diversas regiões da capital baiana, o vírus ainda não infectou moradores de apenas 18 dos 163 bairros oficiais da cidade. O dado leva em consideração o último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira (22). Até o momento, a capital baiana tem 8.026 registros da covid-19 e mais de 260 mortes.

Segundo a SMS, as localidades que ainda não registraram casos da doença são as seguintes: Lapinha; Centro Histórico; Santo Antônio; Vale das Pedrinhas; Porto Seco; Santa Luzia; Mangueira; Moradas da Lagoa; Boa Vista de Brotas; Cajazeiras VII; Cajazeiras IV; Jaguaripe; Calçada; Cajazeiras IX; Ilha de Maré; Ilha dos Frades; Ilha de Bom Jesus dos Passos; Areia Branca. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp