Coronavírus

Anvisa encerra inspeção na China para verificar fábrica da CoronaVac

Divulgação/Anvisa
Inspeção ocorreu no período entre 30 de novembro e esta sexta-feira (4)    |   Bnews - Divulgação Divulgação/Anvisa

Publicado em 04/12/2020, às 14h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encerrou o processo de inspeção presencial na China, na empresa Sinovac Life Sciences Co. - fabricante dos insumos utilizados pelo Instituto Butantan na produção da vacina CoronaVac.

O Butantan é um órgão do governo do estado de São Paulo. Na última quinta-feira (3), o governador João Doria, (PSDB) disse que a previsão é de que a Coronavac tenha uma autorização de uso emergencial por parte da Anvisa ainda no primeiro mês de 2021.

As informações foram divulgadas pelo órgão por meio de nota em publicada em seu site oficial. A atividade, que visa verificar as Boas Práticas de Fabricação da referida empresa, foi finalizada por volta das 7h de hoje (horário de Brasília), ou seja, às 18h em Pequim.      

“É importante esclarecer que a conclusão do processo ocorrerá com a emissão do Relatório de Inspeção pela equipe de inspetores designados pela Anvisa, após a apresentação de informações adicionais decorrentes da inspeção a serem enviadas pelo Instituto Butantan”, explica a  Anvisa.  

O órgão trabalha com a previsão de que a Certificação em Boas Práticas de Fabricação seja concedida entre a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro. A inspeção ocorreu no período entre 30 de novembro e esta sexta-feira.     

Na próxima semana, da próxima segunda-feira (7) a sexta (11), a equipe de inspetores da Agência irá realizar o processo de inspeção na Wuxi Biologics Co., que produz os insumos utilizados pela Fiocruz Bio-Manguinhos na produção da vacina da AstraZeneca.       

O cronograma inclui, a cada dia, a verificação de diferentes requisitos técnicos para que a Anvisa possa avaliar se a fabricação da vacina transcorre de acordo com as normas da Agência relativas às Boas Práticas de Fabricação, que são equivalentes aos regulamentos utilizados pelas principais agências sanitárias internacionais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp