Coronavírus

Abrigo em Nazaré sofre surto de Covid-19 e 28 idosos testam positivo para Covid-19

Divulgação
Três idosos do mesmo abrigo morreram nesta semana após serem vacinados  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/02/2021, às 12h50   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Até às 16h desta sexta-feira (12), vinte e oito idosos que moram no abrigo Paulo de Tarso, localizado em Nazaré das Farinhas, testaram positivo para novo coronavírus, segundo informações da prefeitura da cidade. O surto no espaço de longa permanência foi identificado em menos de uma semana após a morte de três idosos que não resistiram às complicações da doença após terem sido vacinados.

A gestão municipal utilizou as redes sociais para comunicar o surto. Em uma publicação feita no perfil da prefeitura no Facebook, o presidente do abrigo, Luís Cláudio, afirma que parte dos idosos estão internados e quatro colaboradores tiveram que ser afastados de suas funções. 

“Todo o processo tem sido acompanhado desde o início pelo médico da casa, Secretaria Municipal de Saúde e Sesab [Secretaria de Saúde do Estado da Bahia]. Nossa casa está sendo atendida por quatro médicos em diversas frentes, além do suporte diferenciado da Santa Casa de Misericórdia de Nazaré”, disse Luís.

Ele explica que o surto não tem relação com a vacinação contra a doença  — diferente do que foi cogitado por parte da população —  e reforçou a necessidade da aplicação da segunda dose da vacina. Os idosos do abrigo tomaram apenas a primeira dose, o que não foi o suficientes para que eles desenvolvessem proteção contra o vírus.

“Foi realizado o rastreamento e identificado o foco de contaminação que aconteceu por volta dos dias 23 e 24 de janeiro, apenas cinco dias após a vacinação, ou seja, não houve tempo suficiente para geração de anticorpos”, completou o presidente do abrigo.

Autoridades estaduais têm demonstrado preocupação com o aumento do número de casos e mortes em decorrência da infecção. Nesta sexta-feira, a Sesab contabilizou 67 óbitos, o maior número de mortes desde 25 de agosto de 2020, quando foram registrados 70.

"O número demonstra uma tendência de aumento do número de mortes em virtude do crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. Neste cenário, o Governo da Bahia abriu 20 novos leitos de UTI nesta sexta, em um esforço para reduzir a pressão na rede assistencial da Região Metropolitana", diz parte de um comunicado emitido pelo órgão. 

Matérias relacionadas:

Enfermeira empurra maca com paciente de Covid-19 após protesto fechar rodovia

Preocupado com possíveis aglomerações, Rui faz alerta sobre período de carnaval: “Não é hora de relaxar”

Secretário de Saúde de Igaporã é acusado de furar fila da vacinação contra o novo Coronavírus

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp