Coronavírus

Secretário da Saúde confirma inclusão de autistas em grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19

Dinaldo Silva/ BNews
Inicialmente, serão incluídos os autistas com graus mais elevados do transtorno e que não conseguem utilizar a máscara  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 22/04/2021, às 21h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pessoas com autismo serão incluídas nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 na Bahia. A informação foi dada nesta quinta-feira (22) pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, no programa BNews Agora, na Rádio Piatã FM.

Inicialmente, serão incluídos os autistas com graus mais elevados do transtorno e que não conseguem utilizar a máscara. Isso porque eles aumentam o risco de infecção para si mesmos e para a sociedade.

A inclusão começou a tomar forma na terça-feira (20), quando o secretário se reuniu o vice-presidente da Associação de Amigos Do Autista da Bahia (AMA-BA), Leonardo Martinez, e admitiu a inclusão de pessoas com autismo no grupo prioritário da vacinação.

Martinez afirmou ao BNews que o objetivo é incluir todos os autistas, mas na reunião com o secretário foi argumentado que há poucas doses e outros grupos de pessoas com deficiência e comorbidades na fila. Então, o vice-presidente vê como “razoável” a inclusão imediata apenas das pessoas com autismo dos graus moderado e severo, além dos autistas com hiperreatividade ou hiporreatividade sensorial.

“O correto seriam todas as pessoas com autismo, mas já será um grande avanço a inclusão imediata dos autistas moderados, severos, além dos que possuem distúrbios sensoriais, que de fato são os mais vulneráveis e que sofrem maior risco”, frisou Martinez.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp