Coronavírus

Salvador só deve ter estoque até esta quinta-feira para aplicação da segunda dose da Coronavac

Vagner Souza/ BNews
Há cerca de 15 dias a capital baiana não recebe do governo federal estoque para a segunda dose do imunizante  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 28/04/2021, às 17h32   Redação BNews



Salvador só deve ter estoque suficiente para aplicação da segunda dose da Coronavac até esta quinta-feira (29). A situação foi confirmada ao BNews pela Secretaria Municipal da Saúde. 

Há cerca de 15 dias a capital baiana não recebe do governo federal estoque para a segunda dose do imunizante. A vacina Oxford/AstraZeneca, por outro lado, está com a aplicação de reforço garantida em Salvador.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o Ministério da Saúde informou apenas que há previsão para remessas todas as semanas, no entanto não confirmou até o momento quando será a nova remessa.

Diante do atraso na entrega em diversos municípios brasileiros, o Ministério da Saúde divulgou uma Nota Técnica (N° 457/2021) orientando a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório. 

O órgão diz que é "improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem redução na eficácia do esquema vacinal". Na Nota Técnica acrescenta que “ações estão sendo viabilizadas para o apoio às 27 Unidades Federativas de forma a promover a garantia da compensação e fechamento dos esquemas (D1+D2) dos grupos prioritários iniciados, com as novas remessas a serem recebidas na primeira quinzena de maio”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp