Coronavírus

Alagoinhas começa a vacinar profissionais da comunicação contra a Covid-19

João Viana / Semcom
Serão vacinados comunicadores com idade igual ou superior a 40 anos  |   Bnews - Divulgação João Viana / Semcom

Publicado em 26/05/2021, às 12h12   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Alagoinhas começou a vacinar nesta quarta-feira (26) os profissionais da comunicação mesmo após o Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público da Bahia (MP-BA) terem orientado a Secretaria de Saúde da Bahia a seguir o Plano Nacional de Imunização e não incluir novas categorias. Outras cidades do interior também começaram a imunizar os profissionais.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, a cidade dispõe de 45 doses do imunizante da AstraZeneca para vacinar comunicadores com idade igual ou superior a 40 anos, entre eles blogueiros, radialistas e jornalistas que estejam na ativa.

Durante uma entrevista na manhã de hoje ao apresentador José Eduardo, na rádio Metrópole, o presidente do Sindicato de Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, criticou os prefeitos por acatarem a recomendação dos MPF e MP-BA. Segundo ele, a decisão não proíbe a inclusão da categoria na estratégia e que isso só aconteceria se fosse uma movimentação da Justiça.

Moacy destaca o Decreto 10.288/2020, publicado em março passado, em meio à crise provocada pela Covid-19. Nele, o governo federal definiu como essenciais as atividades e serviços relacionados à imprensa.

“Já deveríamos ser incluídos desde janeiro de 2021 quando saiu o Plano Nacional de Imunização (PNI) para fazer parte do elenco de público alvo da vacina pelo Ministério da Saúde. O repórter não pode negar sair para uma pauta em hospital ou até mesmo em aglomeração, ele está lá sempre”, disse o líder sindicalista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp