Coronavírus

TCU afasta auditor que preparou estudo citado por Bolsonaro

Divulgação
Corte contestou a declaração e reforçou que não é autora do documento  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/06/2021, às 14h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, determinou o afastamento, por 60 dias, do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, apontado como responsável pela elaboração de um estudo paralelo no qual sustenta que metade das mortes creditadas à covid-19 não ocorreu por causa da doença. No lugar dele vai assumir Fábio Mafra.

O levantamento foi mencionado pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira (7), como sendo do TCU. "Ali, o relatório final não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por COVID no ano passado não foram por COVID, segundo o Tribunal de Contas da União", enfatizou, na ocasião.

"Logicamente que a imprensa não vai divulgar. (...) Como é do TCU, ninguém queria me criticar por causa disso. Isso aí, muita gente suspeitava. Muitos vídeos que vocês viram de WhatsApp etc, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender", acrescentou.

A própria Corte contestou a declaração e reforçou que não é autora do documento. "O documento refere-se a uma análise pessoal de um servidor do Tribunal compartilhada para discussão e não consta de quaisquer processos oficiais desta Casa, seja como informações de suporte, relatório de auditoria ou manifestação do Tribunal. Ressalta-se, ainda, que as questões veiculadas no referido documento não encontram respaldo em nenhuma fiscalização do TCU", declarou o tribunal, em nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp