Coronavírus

Renan Calheiros ameaça pedir prisão de Onyx na CPI por "coação" de testemunhas

Ag. Senado
"Não aceitamos coação do secretário da presidência", diz senador  |   Bnews - Divulgação Ag. Senado

Publicado em 23/06/2021, às 19h48   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB), disse que pode requisitar um pedido de prisão contra ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, em função de "coação" contra o deputado Luis Miranda (DEM) e o irmão dele após denúncias a respeito de irregularidades envolvendo a compra da vacina Covaxin.

Em entrevista à GloboNews, Renan afirmou que Onyx será convocado para depor no colegiado. Mais cedo, o ministro anunciou que o presidente Jair Bolsonaro determinou que a Polícia Federal abra uma investigação contra os dois. Ele alega que documentos apresentados pelo deputado foram adulterados. "Não aceitamos coação do secretário da presidência", disse o senador.

Miranda afirmou à CNN Brasil que levou pessoalmente ao presidente Jair Bolsonaro "provas contundentes" de irregularidades nas negociações para a compra da vacina. Ele é irmão de um servidor do Ministério da Saúde que, segundo ele, teve conhecimento dos problemas.

"O presidente sabia que tinha crime naquilo", disse Miranda ao canal de notícias.  "Entreguei a Bolsonaro. O caso não é só de pressão. É gravíssimo: tem desvio de conduta, invoice [nota fiscal] irregular, pedido de pagamento antecipado que o contrato não previa, quantidades diferentes", completou.

Leia também:
Onyx sai em defesa de Bolsonaro no caso da Covaxin: "Denunciação caluniosa"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp