Coronavírus

Bahia tem 35% de UTIs adultas de Covid ocupadas

Hélia Scheppa/SEI
A taxa de UTI de criança apresenta porcentagem maior  |   Bnews - Divulgação Hélia Scheppa/SEI

Publicado em 29/08/2021, às 18h25   Redação Bnews



Dos 1070 leitos de UTI que a Bahia possui para atender adutos com Covid-19, 371 deles estão ocupados com pacientes infectados pelo vírus. Com isso, a taxa de ocupação é de 35%, segundos dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgados neste domingo (29). 

A taxa de UTI de criança apresenta porcentagem maior, mas para o atendimento desse público há menos leitos disponíveis. Dos 36, 25 estão ocupados (69%).

O estado registrou, nas últimas 24 horas, 387 novos casos de Covid-19. O número representa um crescimento de 0,03% da doença. Já o número de recuperados é superior ao de novas infecções. Foram 496 pessoas que conseguiram derrotar o vírus, mas 27 acabaram morrendo após contato com o vírus.  

Queda

O Ministério da Saúde informou que, pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus, 20 estados brasileiros estão com taxa de ocupação em leitos de covid-19 abaixo de 50%. O dado envolve tanto leitos clínicos como Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O índice de ocupação, segundo o órgão, é considerado normal e é resultado do avanço da vacinação no país.

“Na prática, isso significa que a rede hospitalar desses estados está menos sobrecarregada e registrando menos casos graves ou gravíssimos de covid-19, ou seja, situações que demandam internação e intervenção médico-hospitalar”, diz o ministério em nota.

Além da Bahia, os seguintes estados estão com taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%: Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

Matérias relacionadas:

Salvador registra 28 novos casos da Covid-19 e mais cinco mortes pela doença em 24 horas

Idosos a partir de 80 anos receberão 3ª dose da vacina contra covid-19 a partir desta segunda em Salvador

Estudo diz que vacinados com CoronaVac têm 74% menos chance de morte

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp