Coronavírus

Contrariando decreto, show de pagode é anunciado para o feriado de 7 de setembro em Lauro de Freitas

Reprodução/Instagram @robyssaooficial
No local se apresentará o cantor de pagode Robyssão   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @robyssaooficial

Publicado em 06/09/2021, às 19h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A realização de festas clandestinas tem se tornado cada vez mais frequente nos últimos dias, tanto em Salvador como em cidades do interior da Bahia. Mesmo com a proibição desse tipo de evento por meio de decretos, não é difícil encontrar shows sendo anunciados nas redes sociais.

Nesta segunda-feira (6), leitores encaminharam ao BNews um card de divulgação dos shows do cantor Robyssão, Samba e Suor e DJ Raffa Maciel, programados para acontecer na próxima terça (7), dia da Independência do Brasil, em um estabelecimento de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

De acordo com o decreto municipal nº 4.878, de 31 de agosto de 2021, "permanece suspensa a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, bem como sonorização, incluídos os equipamentos denominados “paredões”, independentemente do número de participantes, em todo território do município".

Nossa reportagem procurou a prefeitura de Lauro de Freitas para saber quais medidas serão adotadas com relação ao evento. A administração municipal informou que as equipes que compõem a força-tarefa responsável pela fiscalização do cumprimento dos decretos para evitar aglomerações têm agido em duas frentes.

“Preventivamente, notificando os estabelecimentos para que não realizem eventos com apresentação de bandas ou quando esta informação chega ao conhecimento da gestão antes deles acontecerem, como é o caso em questão; e com a interrupção do evento quando ele já está em curso, ação que na maioria das vezes é realizada após recebimento de denúncia por meio do número 156 da Central Integrada de Mobilidade Urbana (CIMU), ou quando o descumprimento do decreto é identificado pelas equipes durante as rondas realizadas à noite”, elencou a prefeitura. 

A gestão destacou que, quando os empreendimentos são notificados antecipadamente, as equipes de fiscalização realizam o monitoramento para se certificar de que o estabelecimento está cumprindo a determinação. “Em Lauro de Freitas, alguns estabelecimentos já foram notificados e também interditados por realizarem eventos como esse. De acordo com o responsável pela força-tarefa de fiscalização, Smith Neto, o estabelecimento citado será notificado e, amanhã, no horário marcado para a realização, os agentes estarão no local para garantirem a não realização do evento”, avisou.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) iniciou na última sexta-feira (3) a "Operação Independência", que segue até às 5h da próxima quarta-feira (8). Estão sendo realizadas ações de fiscalização durante o dia, para orientação de motoristas e averiguação de documentação de condutores e automóveis, além de ações noturnas, voltadas à fiscalização de bares e restaurantes, para evitar ou interromper eventos que estejam em desacordo com os decretos municipais ou promovendo aglomerações.

Festa encerrada em Salvador

No último domingo (5), a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e a Prefeitura de Salvador encerraram uma festa clandestina na Praia do Flamengo, com mais de 500 pessoas. O evento era comandado pelo cantor Robyssão.

Em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Itapoan, o coordenador de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Evaristo Freitas, afirmou que 1.400 vistorias foram feitas no sábado (4) e domingo (5), com nove interdições, entre elas destes eventos clandestinos. 

Freitas disse ainda que a operação do feriado de 7 de setembro segue com oito equipes em rondas por Salvador até esta terça (7).

Leia também:

Covid-19: Brasil registra 266 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas

Bahia recebe mais 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 até esta terça-feira

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp